Espanha

Depois de Charada, Pinguim e Coringa, o Batman tem um novo inimigo: o Valencia

Parecia Gotham City. Algum vilão aprontou, e imediatamente surgiu o símbolo no céu. Uma luz com um morcego dentro. Batman era chamado para combater algum crime terrível. Mas, dessa vez, não era coisa do Pinguim, do Coringa, do Charada, do Duas-Caras, o Espantalho, o Sr. Frio, a Mulher-Gato, a Hera Venenosa ou Ra’s Al Ghul. Não era nem Gotham City. Era Valencia, sul da Espanha. E o grande vilão que precisava ser combatido com todo peso da lei era… o Valencia Club de Fútbol.

LEIA TAMBÉM: Um leitor nosso descobriu a inspiração para o mascote da Euro 2016

O clube espanhol anunciou uma repaginada no morcego que aparece em seu distintivo. Trata-se do animal-símbolo de Valência (a cidade) e foi adotado como mascote dos dois times locais. O problema é que, segundo a DC Comics, os traços do novo morcego do Valencia é incomodamente parecido com o símbolo do Cavaleiro das Trevas. Por isso, a gigante dos quadrinhos contestou o registro do novo escudo valencianista na União Europeia.

Realmente, os dois morcegos têm em comum o fato de serem retratados com traços simples, sem rebuscamento. Mas não vai muito além disso. O Valencia Club de Fútbol tem o mamífero alado como mascote desde sua fundação, em 1919 (20 anos antes da criação do Batman) e deve ter argumentos suficientes para provar que tem direito de usar a sua versão de morcego.

Talvez seja melhor o Batman limitar sua ações para os limites de Gotham.

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo