‘Joga como um carteiro’: De Jong recebe críticas pesadas por atuações no Barcelona
Comentarista e compatriota de De Jong, Rafael Van de Vaart criticou o jogador no empate diante do Napoli pela Champions League

O Barcelona empatou com o Napoli pelo placar de 1 x 1 na tarde da última quarta-feira em confronto válido pela ida das oitavas de final da Champions League. Apesar das chances que criou, principalmente no primeiro tempo de jogo, os comandados de Xavi não conseguiram segurar o resultado na Itália e agora decidem sua classificação em casa daqui a duas semanas, no dia 12 de março. Entretanto, individualmente um jogador do time catalão ficou bem abaixo da média, o holandês Frenkie de Jong.
O meia de 26 anos foi muito criticado por seu compatriota e comentarista Rafael Van de Vaart, ex-jogador da seleção da Holanda, do Real Madrid e do Ajax. Segundo o especialista, De Jong joga como um “carteiro”, ou seja, demora demais para soltar a bola e a carrega durante praticamente todo o campo de jogo antes de soltá-la para um companheiro. Na visão do ex-atleta, isso atrapalha o dinamismo do ataque do Barcelona, já que quanto mais se demora com a bola no pé, maior a chance do adversário se reposicionar na defesa para tomá-la.
“Frenkie de Jong joga futebol como um carteiro. Ele demora muito para passar a bola para frente, mas continua correndo e carregando-a para seu companheiro de equipe. Depois de se afastar do adversário, você deve manter a bola em movimento e passar a bola ” disse Van der Vaart durante a sua participação no canal holandês ‘Ziggo Sport' no pós-jogo de Napoli e Barça.
Números de De Jong contra o Napoli contradizem fala de Van de Vaart
Se para Van de Vaart, Frenkie de Jong demora demais para passar a bola, pelo menos no jogo diante do Napoli, os números do meia holandês mostraram outra coisa. Segundo dados do SofaScore, De Jong foi o jogador que mais deu passes em todo o jogo. Ao total, o “motorzinho” do meio-campo do Barcelona deu 75 passes, acertando 71, aproveitamento de 95{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db}. Em comparação aos outros jogadores do setor e que estiveram em campo na Itália, Gündogan deu 36 passes, sendo 32 corretamente e Christensen deu 30 passes, acertando 25.
Oriol Romeu entrou aos 41 minutos da etapa complementar e sem muito tempo para mostrar serviço, deu apenas oito passes em campo, acertando sete. Ainda sobre o desempenho de De Jong, o holandês acertou três lançamentos longos, venceu três de oito duelos pelo chão, mas perdeu a bola em cinco oportunidades. Em apenas três oportunidades nos últimos dez jogos, o meia tem fechado sua participação nos jogos do Barcelona com nota inferior a sete pontos, segundo o próprio SofaScore.
Obviamente que o número de bolas perdidas durante o jogo diante do Napoli assusta, mas é fato que Xavi confia no jogador, que tem muita qualidade na saída de bola e casa perfeitamente com o estilo histórico de jogo da equipe Blaugrana. Como a fala de Rafael Van de Vaart repercutiu muito na imprensa local, a tendência é que ela chegue até De Jong. Resta saber como o jogador vai se portar daqui para frente, ou se vai responder ao ex-jogador do Real Madrid.
O Barcelona volta a campo no próximo domingo (24), diante do Getafe, em casa, em jogo válido pela 26ª rodada da La Liga. Com 54 pontos na tabela, o time Blaugrana está na terceira colocação, a dois de distância do vice-líder Girona e ainda tenta se aproximar do Real Madrid na ponta da tabela.