EspanhaLa Liga

Com apenas 18 anos, Munir chega ao time principal do Barça com impacto imediato

Ser atacante e arranjar espaço em um time que conta com Neymar, Messi e Luis Suárez é tarefa praticamente impossível. Por isso, qualquer chance que surja deve ser vista como de ouro por alguém que pleiteia seu lugar em tal equipe. Munir El Haddadi, de apenas 18 anos, parece ter assimilado muito rapidamente as circunstâncias em que se encontra, e diante disso chegou ao time principal do Barcelona com impacto imediato. Depois de realizar uma boa pré-temporada, o garoto ganhou a titularidade na estreia culé em La Liga e foi um dos destaques da vitória por 3 a 0 no Camp Nou, deixando sua marca na primeira partida oficial pelo clube no qual cresceu nos últimos anos.

VEJA TAMBÉM: Com média de idade de 21 anos, PSV bate Ajax em clássico da renovação

Grande contratação do Barça para a temporada, Suárez não pode atuar até outubro, quando termina sua punição pela mordida que deu em Chiellini durante a Copa do Mundo. Já Neymar contundiu-se em treinamento de preparação para a estreia do Barcelona no Campeonato Espanhol e virou desfalque de última hora. Sem a dupla, Luis Enrique preferiu escalar uma dupla de garotos nas pontas, e Munir ganhou seu espaço pela esquerda. Logo nos primeiros minutos de jogo, uma bomba na trave mostrou que o espanhol descendente de marroquinos estava pronto para se destacar em sua primeira apresentação oficial.

A curtíssima carreira de Munir El Haddadi teve uma ascensão meteórica. O garoto disputou apenas 12 partidas pelo Barça B e, cinco meses após seu primeiro jogo pela equipe alternativa dos catalães, já foi escolhido para ser um dos 11 que iniciariam a busca dos blaugranas pelo título de La Liga. No time B, já tinha evidenciado seu lado goleador, com quatro gols no curto espaço de tempo em que atuou na segundona.

O belo gol marcado por Munir contra o Elche, neste domingo, no Camp Nou, logo no primeiro lance do Barça no segundo tempo, catapultará as expectativas sobre o garoto e o colocará em algumas manchetes da Catalunha, mas essa não é a primeira vez que seu desempenho em campo coloca sobre ele alguns holofotes. Munir foi o principal destaque do Barcelona campeão da Uefa Youth League da temporada passada, competição europeia sub-19. Em um dos jogos, contra o Benfica, viu o goleiro adiantado e deu uma amostra de sua capacidade, marcando um golaço do meio do campo.

Veja o gol de Munir na Uefa Youth League, em abril deste ano:

Munir completa 19 anos no início de setembro e é o mais novo diamante vindo de La Masia. Para contar com o jogador, o Barça teve forte concorrência. Depois de surgir na base do pequeno Galapagar, foi aprovado em um teste no Atlético de Madrid em 2010 emprestado ao Rayo Majadahonda, pelo qual marcou 29 gols em 39 jogos, e chamou a atenção de Real, Manchester City e Barcelona. Preferiu os catalães, chegando à base do clube em 2011. Em janeiro deste ano, o Barça resistiu a mais abordagens de grandes clubes, com Arsenal, Bayern e, novamente, o Real surgindo como interessados.

Na pré-temporada, os quatro gols marcados colocaram Munir como artilheiro do Barça nos jogos de preparação. Luis Enrique, que deixou claro desde o início que daria chances a quem mostrasse trabalho, cumpriu com sua palavra e o escalou como titular neste domingo. A sequência do bom desempenho, com o gol marcado nesta estreia, dá ao garoto credencial para ser visto como opção frequente para o ataque nesta temporada.  Sem poder contratar nas próximas duas janelas, o Barcelona deve esperar como nunca que suas projeções sobre o atacante se cumpram.

Gol de Munir contra o Elche, na estreia do Barça em La Liga:

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo