Espanha

Aposentado, Casillas mostrou que ainda poderia ser titular de muitos times

Em um amistoso entre lendas do Real Madrid e do Porto, Casillas provou que continua voando mesmo com 42 anos e sem atuar profissionalmente

Enquanto o mundo do futebol está ligado nos amistosos internacionais nesta Data Fifa, torcedores do Real Madrid e do Porto puderam ter um vislumbre de ter Iker Casillas em seu gol novamente. Isso porque o ex-goleiro participou de um jogo beneficente de ídolos neste sábado (23), no Santiago Bernabéu. Mesmo aposentado e aos 42 anos, o espanhol mostrou que ainda poderia ser titular em muitos times.

Chamado de “Corazón Classic Match”, o evento serviu para arrecadar fundos destinados à pesquisa e luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Por mais que os Dragões tenham vencido os Merengues por 1 a 0, Casillas deu um show à parte e lembrou seus velhos tempos no auge, quando marcou época no Real Madrid, no Porto e na seleção espanhola, antes de problemas de saúde interromperem sua carreira.

Mesmo sem jogar profissionalmente desde abril de 2019, o ex-goleiro fez defesas espetaculares no amistoso beneficente. A princípio, Iker Casillas foi o cara da meta dos Blancos, cuja escalação contava com Karembeu, Arbeloa, Iván Campo e Roberto Carlos; Solari, Seedorf, Figo e Zidane; Morientes e Raúl. No decorrer do Corazón Classic Match, o histórico arqueiro trocou de lado e foi ajudar os Dragões.

O time do Porto tinha Vítor Baía; João Pinto, Bruno Alves, Ricardo Costa e Marek Cech; Paulo Assunção, Rui Barros, Costinha e Diego; Derlei e Bosingwa. Independente do lado em que atuou, Casillas deu aula de tempo de bola, elasticidade e posicionamento, apenas alguns aspectos que consagraram sua trajetória no futebol. E pode ter certeza que os fãs do goleiro sentiram saudades de quando ele ainda jogava.

Iker Casillas, lenda do Real Madrid

Iker Casillas chegou ao Real Madrid aos nove anos, mas não seria uma passagem qualquer. Após oito anos nas categorias de base, o goleiro estreou entre os profissionais dos Merengues em 1999 e levantou inúmeros títulos: (3) Champions League, (3) Mundial de Clubes, (5) La Liga, (2) Copa do Rei, (2) Supercopa da Uefa e (4) Supercopa da Espanha. Ao todo, ele disputou 725 jogos oficiais e sofreu 750 gols.

Em meados de 2015, Casillas se despediu do Real Madrid como o maior goleiro e um dos grandes ídolos históricos. Após ser capitão, o casamento do arqueiro com os Blancos ficou estremecido a partir de 2013, quando sofreu uma lesão na mão esquerda e perdeu a posição para Diego López sob o comando de José Mourinho. Com a chegada de Carlo Ancelotti para a temporada seguinte, ele fez um rodízio com o compatriota.

Com a saída de López em 2014/15 para o Milan, o Real Madrid trouxe Keylor Navas, que também ganhou a posição de Iker Casillas. Nesse momento, o goleiro começou a apresentar falhas que fizeram os Merengues decidirem pela saída do ídolo. E quem apareceu como próximo destino foi o Porto, que continuou utilizando o espanhol como titular pelos próximos anos.

Passagem pelo Porto também foi marcante

Por quase quatro anos, Casillas teve uma passagem marcante pelo Porto. Com mais de 150 partidas disputadas, o arqueiro foi campeão do Campeonato Português. Entretanto, em maio de 2019, o espanhol sofreu um ataque cardíaco durante um treino dos Dragões, o que impediu sua sequência como atleta profissional. Nos meses seguintes, ele passou a integrar a comissão técnica da equipe.

Em agosto do ano seguinte, Iker Casillas resolveu pendurar as luvas em definitivo, então com 39 anos. Pela Espanha, o goleiro fez parte da geração mais vitoriosa da história do país, ganhando duas Eurocopas (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (em 2010, na África do Sul). Quatro anos depois, foi muito bom ver o histórico arqueiro em ação novamente, por mais que tenha sido em uma partida de lendas entre Real Madrid e Porto.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo