Barcelona usa Cruyff para driblar controvérsia da nova camisa branca
Resistência à cor do Real Madrid fez com que camisas brancas não fossem usadas desde os anos 1970 e mote para campanha é que Johan Cruyff usou em 1979
O Barcelona apresentou a sua nova camisa reserva para a temporada 2023/24 e traz uma novidade muito rara de ver: a camisa será branca. A cor já foi tradicional na história do clube, mas se tornou controverso com o passar do tempo por um motivo simples: é a cor usada pelo Real Madrid. Para evitar esse problema, o clube usou uma figura incontestável do barcelonismo: Johan Cruyff.
O uniforme branco se tornou um tabu, especialmente em tempos de redes sociais e com reações virulentas. Só o rumor de uma camisa branca já causou furor. Até por isso, nos últimos anos a camisa reserva do Barcelona variou entre diversas cores, como laranja, verde e amarelo, por exemplo. Outro modelo muito comum foi usar as cores da bandeira da Catalunha, em modelos que variariam ao longo dos anos, em variações de amarelo e vermelho.
Em 2019, quando o Barcelona ainda tinha outra diretoria, comandada por Josep Maria Bartomeu, o clube recusou proposta da Nike para uma camisa branca com medo da reação negativa da torcida por ser a cor do Real Madrid.
Barcelona já teve tradição de usar camisas brancas
Pode parecer estranho hoje, mas era tradicional para o Barcelona vestir a camisa branca. Os blaugranas ocasionalmente vestiram branco nos primeiros anos do século 20, quando essa era uma das cores mais comuns dos clubes, até por uma questão de custo. Fazer cores diferentes, no início do século 20, custava um pouco mais.
Nos anos 1940, era comum que o Barcelona vestisse branco quando precisava de um uniforme reserva. O clube vestia branco, por exemplo, quando visitava o Estádio Pasarón para enfrentar o Pontevedra, ou quando jogava contra o Levante, que tem um uniforme muito similar ao do próprio Barcelona. Na temporada 1946/47, o Barcelona chegou a jogar de branco em casa, no Estádio Les Corts, porque era comum na época que o mandante trocasse o seu uniforme, caso o visitante tivesse cores similares.
Na antiga Copa das Feiras, o Barcelona jogou de branco contra o Birmingham, em 1957. Na época, porém, a camisa não tinha o escudo do clube, mas sim da cidade. Foi só em 4 de novembro de 1959 que o Barcelona usou o escudo do seu clube em uma camisa branca, com calções e meias azuis, em um jogo contra o Milan pela Copa dos Campeões da época.
O clube vestiu branco outras vezes depois disso, como contra o Hannover, em 1966, contra a Inter de Milão, em 1970, e contra o Steaua Bucareste, em 1971. Jogou algumas vezes vestindo branco também contra o Ipswich Town, como em 1978/79, na Recopa da Europa, e contra o Aston Villa, na Copa da Uefa de 1977/78. Este último duelo é o que virou um mote para a campanha.
Como a camisa faz parte da sua história e para amenizar possíveis reações negativas, a estratégia dos blaugranas é usar um ícone do clube. Johan Cruyff vestiu a camisa branca naqueles duelos contra o Aston Villa.
Uma diferença sutil: camisa branca usa o logo antigo do Barcelona
Um detalhe que pode passar despercebido por muitos é que o logo que o Barcelona usará na sua camisa branca em 2023/24 será o logo antigo, que foi usado de 1975 até 2022. Desde 2002, o clube passou a usar outro clube.
Veja todos os logos do Barcelona na sua história:
Estreia da camisa em amistosos nos EUA
As camisas serão usadas pela primeira vez nesta quarta-feira (26), em amistoso de pré-temporada contra o Arsenal. O clube voltará a vesti-la na próxima terça (1 de agosto) contra o Milan, em Los Angeles, também pela pré-temporada, em Las Vegas.