Espanha

Bravo reconta passagem pelo Barcelona e detona estrutura: ‘Funciona como time pequeno’

Ao comparar Barcelona e Manchester City, goleiro afirma que equipe inglesa não poupa recursos para oferecer estrutura aos atletas

Se você tivesse que escolher entre Manchester City ou Barcelona para usar como definição para time grande, qual deles você escolheria? Com passagem pelas duas equipes, o goleiro chileno Claudio Bravo já tem a sua opinião.

Sem clube desde a saída do Betis, e com passagens pelo time catalão de 2014 a 2016, Bravo definiu Barcelona como “gigantesco a nível global”, mas que “funciona como um time pequeno”. A forte declaração foi dita em entrevista recente do goleiro.

‘Digo sempre isso: o Barça funciona como uma equipa pequena. É gigantesco em todo o mundo, um dos maiores da mídia em termos de popularidade, mas internamente é muito pequeno. Você vê sempre os mesmos rostos, poucas pessoas: jogadores, estafe, três ou quatro seguranças, o cozinheiro e só', revelou o goleiro

As palavras de Bravo comparava a estrutura de Barcelona e Manchester, últimos dois clubes onde o goleiro esteve antes de assinar com o Betis.

O Manchester City, por outro lado…

Antes de deixar o Barcelona, porém, o goleiro foi um dos responsáveis pelo último título europeu do clube, a Champions League da temporada 2014/15. Quando saiu do Barcelona rumo ao Manchester City, em 2016, Claudio Bravo se surpreendeu com o tamanho do clube de Manchester.

Chegando em Manchester, ficou outras três temporadas, de agosto de 2016 a agosto de 2020, quando deixou a Inglaterra para assinar com o Betis, equipe que defendeu em 74 jogos nos últimos quatro anos.

Durante entrevista, Bravo explicou a comparação do Barcelona com o Manchester City diz respeito a questões de estrutura. Principal equipe do Grupo City, que também tem o Bahia, o time de Manchester tem uma das melhores estruturas do futebol mundial, que vai desde os profissionais ao Etihad Stadium.

Bravo destaca que no City, a única preocupação quem um jogador tem é entrar em campo. Todos os outros “detalhes” que podem fazer a diferença entre vence ou não, é por conta da equipe. O que se vê no time inglês é difícil de encontrar.

— Por outro lado, você vai para o Manchester City e é um clube gigantesco internamente, gigantesco. O seu nível de recursos é ilimitado. Não economizam para que o jogador se desenvolva da melhor forma possível e para que não lhe falte absolutamente nada.

Claudio Bravo, ex-goleiro do Barcelona. Foto: Imago
Durante entrevista, Claudio Bravo comparou estruturas do Barcelona e Manchester City. Foto: Imago

Sem clube desde o fim da temporada 2023/24, quando deixou o Betis, Claudio Bravo, descartou uma aposentadoria — ao menos por enquanto.

O goleiro de 41 anos ainda aguarda a possibilidade de seguir atuando no futebol europeu, mas um retorno ao Chile, onde marcou época no Colo-Colo, ainda não está fora dos planos.

Veja parte da entrevista de Claudio Bravo:

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo