Espanha

Barça terá camisa baseada na bandeira catalã e gera polêmica

A junta diretiva do Barcelona aprovou nesta segunda-feira o desenho do uniforme reserva para a temporada 2013/14. E a nova camisa promete gerar polêmica durante os próximos meses. Segundo revelou o jornal Sport, os blaugranas usarão as cores da bandeira da Catalunha, em informação que não foi desmentida pelo clube ou pela Nike.

A presença da bandeira regional no uniforme do Barça já aconteceu em diversas oportunidades. A braçadeira do capitão é amarela e vermelha desde os anos 1970, enquanto a camisa da temporada 2008/09 contou com as cores próximas à gola – em referência que gerou duras críticas à gestão de Joan Laporta.  Mas nada tão evidente quanto o novo uniforme, que vai em direção contrária à proposta de “despolitização” que Sandro Rosell fez durante sua campanha rumo à presidência.

A adoção das cores das bandeiras das comunidades autônomas nos uniformes, porém, não é novidade na Espanha. Na própria Catalunha, o maior exemplo é o Saint Andreu, que milita na terceira divisão. Um dos maiores símbolos do separatismo basco, o Athletic Bilbao adotou o verde, branco e vermelho em sua camisa reserva na última temporada. A bandeira da Comunidade Valenciana também já foi exaltada por Valencia e Levante.

No entanto, o vazamento da notícia sobre a nova camisa do Barça acontece em um momento-chave. Nesta terça-feira é comemorada a Festa Nacional da Catalunha, que contará com uma manifestação aclamando a região como “novo estado da Europa”. Alguns membros do clube estarão presentes nas festividades, entre eles Tito Vilanova e Carles Puyol. A proximidade das datas, aliás, não parece ser uma mera coincidência. Nas últimas semanas, Rosell foi criticado pela suspensão da Supercopa da Catalunha, em decisão que colocou em xeque o orgulho regional do dirigente.

Além disso, a escolha do novo uniforme não deve servir apenas para limpar a barra de Rosell. A importância do Barcelona à Catalunha não se limita ao âmbito esportivo, servindo o próprio clube de bandeira internacional à comunidade autônoma. E o impacto da camisa aos anseios de independência catalã é imediato. Resta saber quais serão os efeitos desse posicionamento para os próprios blaugranas.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo