Barcelona dá rígidas instruções para sua torcida se comportar na Arábia Saudita
Barcelona chama atenção para costumes locais e reforça preocupação com ataques terroristas em solo árabe

Nesta terça-feira (8), o Barcelona viajou rumo à Arábia Saudita, onde disputará a Supercopa da Espanha. Na quinta (11), a partir das 16h (horário de Brasília), os Culés enfrentam o Osasuna, no Estádio Universidade Rei Saud, pela semifinal do torneio. Em conjunto com a Federação Espanhola e seguindo recomendações da Embaixada da Espanha em Riade, o clube catalão preparou uma lista de instruções para seus torcedores que estarão em solo árabe, alertando sobre comportamentos que são apropriados e aqueles que não são.
O Barcelona ressalta, por exemplo, que demonstrações de carinho não são bem-vindas na Arábia Saudita. “Recomenda-se respeito e prudência no comportamento público e nas demonstrações de afeto. O comportamento indecente, incluindo qualquer ato de natureza sexual, pode ter consequências jurídicas para os estrangeiros”, destaca o clube.
Além disso, o comunicado dos Culés aponta para outras medidas adequadas de autoproteção: “Não dirija por bairros desconhecidos, especialmente à noite; feche as portas dos veículos, tanto estacionados quanto em movimento; dirija-se a uma delegacia se notar movimentos suspeitos; evite comícios ou manifestações que podem ocorrer porque as leis da Arábia Saudita proíbem comícios.”
Terrorismo
Outro destaque da nota divulgada pelo Barcelona é o trecho em que o clube chama atenção para o perigo de ataques terroristas na Arábia Saudita.
– Recorde-se que a Arábia Saudita e os cidadãos dos países ocidentais, incluindo os espanhóis, são alvos potenciais de grupos terroristas que operam no país e nos países vizinhos, ou de terroristas solitários, que agem por iniciativa própria.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Participantes da Supercopa da Espanha
A Supercopa da Espanha será disputada por Real Madrid (atual campeão da Copa do Rei), Barcelona (atual campeão de LaLiga), Atlético de Madrid (terceiro colocado na última LaLiga) e Osasuna (vice-campeão na última Copa do Rei). Todos os jogos serão disputados no Universidade Rei Saud, casa do Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo. O estádio fica localizado na cidade de Riade, na Arábia Saudita.
O regulamento da Supercopa da Espanha prevê que o campeão da Copa do Rei encare o segundo colocado da última edição de LaLiga na semifinal. No entanto, o Real Madrid ocupou essas duas posições (campeão da Copa e vice-líder de LaLiga) e, por isso, vai enfrentar o Atlético de Madrid, terceiro lugar no torneio espanhol de pontos corridos. Já a segunda semifinal coloca frente a frente o vencedor de LaLiga, o Barcelona, e o atual vice da Copa do Rei, o Osasuna.
- Semifinal 1: Real Madrid x Atlético de Madrid – 10 de janeiro de 2024
- Semifinal 2: Barcelona x Osasuna – 11 de janeiro de 2024
- Final: Real Madrid ou Atlético de Madrid x Barcelona ou Osasuna – 14 de janeiro de 2024
Barcelona vem de vitórias, mas não faz boa temporada
O Barcelona não perde há quatro jogos e vem de três vitórias consecutivas. No entanto, pode-se dizer que a equipe de Xavi Hernández não engrenou na temporada, pelo menos até o momento. Com 41 pontos conquistados, os Culés ocupam a terceira colocação de LaLiga, sete pontos atrás de Real Madrid e Girona, respectivamente.
Na Copa do Rei, o Barça passou sufoco para eliminar o modesto Barbastro, da quarta divisão espanhola. Fora de casa, o clube catalão venceu por 3 a 2 e garantiu vaga nas oitavas de final. O Unionistas de Salamanca será o próximo adversário dos culés.
Por fim, mas não menos importante, o Barcelona também está classificado para as oitavas de final da Champions League. Em um grupo com Porto, Shakhtar Donetsk e Royal Antwerp, os catalães asseguraram a liderança, com 12 pontos conquistados, mesma pontuação da equipe portuguesa que, por conta dos critérios de desempate, ficou na segunda colocação.