Barcelona já tem dor de cabeça antecipada para o jogo contra o Real Madrid
Raphinha lesionou o bíceps femoral da perna esquerda e está fora da final da Supercopa da Espanha
Depois de um longo período sem vencer por mais de um gol de diferença, o Barcelona finalmente conseguiu mudar esta marca diante do Osasuna, venceu por 2 x 0 e garantiu vaga na final da Supercopa da Espanha para enfrentar seu maior rival, o Real Madrid, na reedição da decisão da competição da última temporada.
Mas, nem tudo são flores pelos lados do time catalão. O atacante brasileiro Raphinha foi submetido a exames nesta sexta-feira (12), que constataram uma lesão muscular no bíceps femoral da perna esquerda, com isso, ficará fora da final que será disputada no domingo (14).
O Barcelona emitiu um comunicado informando que a ressonância magnética feita pelo atleta nesta sexta-feira na cidade de Riade, na Arábia Saudita, local onde está acontecendo a disputa da Supercopa da Espanha, confirmou a suspeita de lesão obtida no primeiro exame feito por Raphinha, momentos depois da partida frente ao Osasuna. A recuperação de Raphinha dependerá única e exclusivamente de sua capacidade de recuperação, o que pode levar algumas semanas.
Durante o primeiro tempo da semifinal da Supercopa da Espanha, Raphinha sentiu um desconforto muscular e pediu para ser substituído antes mesmo do final da etapa inicial, aos 42 minutos. O brasileiro foi substituído por aquele que pode tomar a sua posição na final diante do Real Madrid, Lamine Yamal, que em dia inspirado, jogou muito bem e marcou o segundo gol do time catalão na partida, já nos acréscimos da partida.
Como o Barcelona pode jogar sem a presença de Raphinha?
Raphinha é homem de confiança de Xavi, tendo disputado 20 jogos nesta temporada e marcado quatro gols e sete assistências. Com a ausência confirmada do atacante para a final de domingo, o treinador do time catalão terá duas opções para montar seu time e ir buscar o bi-campeonato seguido da Super Copa da Espanha.
A primeira delas é manter o esquema 4-3-3 com Lamine Yamal no lugar do brasileiro. A joia do futebol espanhol jogou muito bem pela ponta direita e marcou o segundo gol frente ao Osasuna. Com nota 7,5 de desempenho segundo o portal Sofascore, o jovem de 16 anos conseguiu finalizar duas vezes, sendo uma bloqueada e a outra que acabou no fundo da rede, além de ter acertado 30 dos 34 passes que fez, ganho dois dos nove duelos que disputou e ter acertado um dos cinco dribles que arriscou.
Embora seja um jogador extremamente habilidoso, Yamal pode sentir alguma dificuldade para executar seu jogo diante de um Real Madrid em plena forma e tem um sistema defensivo sólido, principalmente com o retorno do francês Tchouaméni à frente dos dois zagueiros.
Pensando nisso, Xavi pode preferir adotar uma formação um pouco mais conservadora para a final da Supercopa da Espanha e entrar com Ferran Torres, mudando o esquema tático do time para o 4-4-2. Dessa forma, o treinador do Barcelona pode tentar soltar mais o time colocando Yamal no decorrer do jogo, caso haja necessidade do time ser mais ofensivo para buscar a vitória.
O El Clásico entre Barcelona e Real Madrid pela final da Supercopa da Espanha será disputado neste domingo (14), às 16h (horário de Brasília) e reedita a final da competição da temporada passada, quando o time catalão venceu pelo placar de 3 x 1, com gols marcados por Gavi, Lewandovski e Pedri. O time Merengue descontou com Benzema.
Portanto, o confronto é uma revanche para os comandados de Carlo Ancelotti, que chegaram até esta decisão após vitória diante do Atlético de Madrid pelo placar de 5 x 3, em confronto espetacular disputado na última quarta-feira (10) e decidido na prorrogação após empate por 3 x 3 no tempo normal.