Espanha

Bandeira com saudação nazista rende punição ao Barcelona na Champions League

Clube jogará de portões fechados e pagará multa de R$ 60 mil após partida contra o Monaco

O Barcelona foi punido pela Uefa com um jogo sem torcida na Champions League e multa de R$ 60 mil após exibição de uma faixa com os dizeres “Flick Heil” na 1ª rodada da fase de grupos da temporada 2024/25

A saudação nazista esteve presente nas arquibancadas durante o jogo no Stade Louis II, em Monaco. Os franceses venceram por 2 a 1. 

O clube catalão foi proibido de comercializar ingressos para seus torcedores no próximo jogo fora de casa, que será disputado contra o Estrela Vermelha, em Belgrado, no dia 6 de novembro.

Em 2023/2024, torcedores do Barcelona foram detidos em Paris

Torcida do Barcelona no Parc des Princes, em Paris, nas quartas de final da Champions League 2024/25. Foto: Icon Sport
Torcida do Barcelona no Parc des Princes, em Paris, nas quartas de final da Champions League 2024/25. Foto: Icon Sport

Este incidente não é o primeiro do tipo envolvendo torcedores do Barcelona. Em abril deste ano, o clube já havia sido advertido pela Uefa por episódios de racismo na partida das quartas de final contra o Paris Saint-Germain.

Naquela ocasião, três homens foram detidos por saudações nazistas e falas racistas. Dois deles, sócios do clube, foram suspensos, enquanto um terceiro foi proibido de comprar ingressos.

Na época, a punição foi suspensa e transformada em um período de um ano de observação. No entanto, a reincidência em Mônaco fez com que a pena fosse, dessa vez, aplicada pela Uefa.

Em nota, clube promete reforçar medidas de prevenção

A vice-presidente do clube, Elena Fort, expressou sua indignação nas redes sociais.

— Vergonhoso. É um nojo e uma tristeza ver alguém que diz amar o clube agir desta forma. Isso jamais pode se repetir.

Além de acatar a decisão da Uefa, o Barcelona anunciou que devolverá o valor dos ingressos que já haviam sido adquiridos pelos torcedores para a partida contra o Estrela Vermelha.

O clube também informou que reforçará as medidas de controle sobre seus torcedores, tanto em jogos em casa quanto fora, para evitar novos episódios do gênero.

“O FC Barcelona rejeita qualquer tipo de justificativa para a violência e, conforme indicado nos artigos 3 e 4 de seus Estatutos, empenha-se em proteger e promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, devido ao comportamento de grupos de torcedores e fãs tanto em jogos em casa quanto em jogos fora, o que tem resultado em sanções repetidas, tanto nacionais quanto internacionais, o clube irá reforçar as medidas atuais e adotar novas iniciativas adequadas para prevenir futuros incidentes e aplicar sanções aos responsáveis.”

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo