Espanha

Barcelona pode pagar fortuna por meia com passagem pela base do clube

Dani Olmo é alvo do Barcelona e conta com o apoio de Deco para voltar; clube terá concorrência pelo meia do RB Leipzig

Conhecido por ser um dos clubes que mais revela jogadores no mundo, o Barcelona tem em La Masia um case de sucesso no futebol mundial. Por lá, passaram atletas como Lionel Messi, Sergio Busquets, Pep Guardiola, Andrés Iniesta, Xavi Hernández e tantos outros grandes nomes da história do futebol.

Mas mesmo assim, nem todos os atletas que passaram por La Masia estreiam como profissionais no time catalão. Gerard Piqué e Cesc Fàbregas são dois casos de atletas que brilharam em outros países, e só depois voltaram ao Barcelona. E mais um caso semelhante ao dos dois pode acontecer a partir da próxima temporada.

Segundo o jornal Mundo Deportivo, a diretoria do Barcelona está interessada em contratar Dani Olmo, que atualmente joga pelo RB Leipzig. Um dos grandes entusiastas da contratação do meia é Deco. O diretor esportivo do clube catalão crê que o jogador, de 26 anos, está na idade ideal para brilhar com a camisa do Barcelona, e também gosta da versatilidade dele, que pode atuar tanto mais centralizado, como também como um ponta que joga em direção ao ataque e à construção de jogadas.

Brilho fora da Espanha

Natural de Terrassa, uma cidade que faz parte da província de Barcelona, Olmo chegou às categorias de base do time blaugrana aos 9 anos, após passar uma temporada no Espanyol. Sem receber tantas oportunidades nos times menores, o meia optou por sair de La Masia em 2014, ainda com 16 anos, rumo ao Dinamo de Zagreb.

Na capital da Croácia, Olmo aprendeu a falar o idioma local, e atuou por cinco temporadas no time profissional do Dinamo, se tornando ídolo da equipe. Em 2020, o espanhol deixou o clube rumo ao RB Leipzig, por 29 milhões de euros, sendo a terceira maior venda da história da equipe do leste europeu.

Na Alemanha, o jogador segue brilhando, e inclusive se tornou titular absoluto também da Seleção Espanhola, o que justifica o interesse do Barcelona por ele, junto também de seu DNA barcelonista.

Valores e concorrentes assustam

Mas tirá-lo do RB Leipzig não será fácil. O time do leste alemão exige 60 milhões de euros pelo meia, o que complica a situação do Barcelona, que teria de vender alguns jogadores para angariar dinheiro suficiente para a operação. Além disso, equipes como Bayern de Munique, Liverpool, Manchester United e Manchester City também observam Dani Olmo e podem fazer uma proposta por ele.

Se financeiramente a situação do Barcelona é pior que a dos possíveis concorrentes, o clube tem uma vantagem em relação a eles. Segundo o periódico catalão, Dani Olmo tem interesse em voltar ao Barça, e inclusive seus agentes se dispuseram a conversar com o RB Leipzig para facilitar uma negociação com os catalães. Mas para isso, o Barcelona precisa voltar às planilhas, negociações e possíveis vendas para ver se é possível fechar um acordo, e recuperar um jogador que não só brilha com a camisa da seleção, como também já conhece a estrutura do clube.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo