Espanha

Barcelona monta esquema anti-tiktokers após incidente com seu zagueiro

Iñigo Martínez se envolveu em uma discussão com um jovem torcedor no último domingo

No último domingo (31), o zagueiro do Barcelona Iñigo Martínez se envolveu em uma discussão com um torcedor, que o chamou de “estúpido” na saída do CT Joan Gamper. O caso ganhou notoriedade após a ação do defensor ter sido gravada pelo amigo do rapaz. O caso foi apenas o estopim de uma situação que vem preocupando a diretoria do clube catalão: frequentemente, tiktokers vão até o local em uma tentativa de angariar objetos autografados e, por que não, situações inusitadas que rendam engajamento na rede social.

O clube tomou medidas para evitar este tipo de situação e montou um esquema de segurança especial contra esse tipo de iniciativa. Nesta quarta-feira (3), no primeiro treino antes da decisão contra o PSG pelas quartas de final da Champions League, várias viaturas da Guarda Urbana foram direcionadas à entrada do centro de treinamento, controlando o acesso nas imediações. A ação é uma força tarefa do Barcelona com a segurança pública da Catalunha, uma vez que o clube não pode atuar nos arredores do centro de treinamento.

Com o aumento do efetivo policial, não houve a tradicional aglomeração de torcedores que esperam pela saída dos atletas.

Por que o Barcelona reforçou seu esquema de segurança no CT Joan Gamper?

  • No último domingo (31), Iñigo Martínez, zagueiro do Barcelona, foi chamado de “estúpido” por um jovem ao sair do centro de treinamento e tirou satisfação com o rapaz;
  • Os jogadores do clube catalão registraram certa insatisfação com a presença dos tiktokers próximos ao centro de treinamento, já que se sentiram acuados em atender um público que está ali somente para ganhar dinheiro com a venda de itens autografados e buscam engajamento nas redes sociais;
  • O Barcelona não poderia colocar seus seguranças ao redor do CT, pois o espaço fora do local é público e por isso montou uma força tarefa junto da Guarda Urbana para reforçar o policiamento nesta quarta-feira;
  • Na próxima quarta-feira (10/04) o time catalão encara o PSG, fora de casa, pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League.

Busca por engajamento e dinheiro incomoda jogadores

O problema com influenciadores não é um novo. Em 2023, o portal Relevo fez uma reportagem detalhando a motivação dos tiktokers em fazer desta atividade sua principal fonte de renda, ao passo que a segurança do clube chamou a atenção para os perigos e constrangimentos causados por esta atividade.

Essas pessoas não se limitam apenas ao CT Joan Gamper. Alguns chegam a acompanhar os jogadores em hotéis, aeroportos e outros também viajam para jogos fora de Barcelona. Tudo isso para tentar gravar um vídeo que viralize, em uma tentativa de ganhar mais seguidores e patrocínios nas redes sociais. Alguns jogadores que não gostam de ser gravados passam de vidros fechados e acabam sendo insultados — como foi com Iñigo Martínez.

A aglomeração também preocupa os seguranças do Barcelona por outras razões.

— Há um problema de trânsito e segurança e pode haver colisões. Detectamos que havia uma invasão na saída principal em dias especiais como férias, natal ou após ganhar um título — explicou o chefe de segurança do time principal do Barcelona entre 2015 e 2022, Rafa Soldado.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo