Deco explica porque preferiu Dani Olmo a Nico Williams no Barcelona
Diretor catalão revela escolha pessoal e destaca alternativas no ataque catalão
Administrar as carências do elenco com os graves problemas financeiros tem sido o grande desafio do diretor de futebol Deco no Barcelona.
Desde que assumiu a gestão esportiva do clube, o dirigente busca um equilíbrio entre os gastos, as despesas e os novos investimentos.
Nesta janela de verão de 2024, sem muito poder de compra no mercado, o Barcelona tinha dois grandes nomes no radar: Dani Olmo e Nico Williams.
Sem a possibilidade de trazer os dois atletas, Deco optou pelo meio-campista que estava no RB Leipzig e, em uma entrevista recente, explicou o motivo que o fez escolher Dani Olmo.
Carência do elenco forçou tomada de decisão
O brasileiro afirmou que o Barcelona optou pelo meio-campista pois ele sanaria o principal problema do elenco de Hansi Flick.
— Sua chegada [Olmo] nos dá equilíbrio no centro de campo, nos dá um perfil bem diferente daqueles que já tínhamos nesta área. A contratação do Dani Olmo deu mais opções para vários de nossos jogadores, disse.
Mais uma vez, o orçamento foi um problema para o Barcelona na janela de transferências. Foi por questões financeiras que Nico Williams não foi contratado.
— Já temos o Raphinha, o Ferran, a volta do Ansu Fati, o Lamine Yamal… Temos também outros jogadores que podem jogar nas pontas, como Fermín ou Dani Olmo. […] No final, definimos prioridades que foram decisivas para não trazer outro ponta para o elenco.
Manobra financeira para inscrever Dani Olmo em La Liga
Dani Olmo foi inscrito pelo Barcelona em La Liga após ficar de fora das duas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol na temporada 2024/2025.
Após confirmar as saídas de Gundogan, Lenglet e Vitor Roque, o clube catalão pôde inscrever seu novo camisa 20, que começou fazendo gol decisivo diante do Rayo Vallecano, fora de casa.
Vivendo uma situação financeira delicada, o Barcelona ainda corre riscos de novos ajustes no elenco durante a janela de inverno, que abre no dia 2 de janeiro de 2025.