EspanhaLa Liga

Barcelona e Athletic se enfrentam pensando na Europa

Barcelona e Athletic Bilbao fizeram uma das melhores partidas do primeiro turno do Campeonato Espanhol. Sob forte chuva, as duas equipes apresentaram o máximo de seu futebol ofensivo em San Mamés, garantindo o empate por 2 a 2. Somada às lembranças, ainda há a expectativa por uma prévia da decisão da Copa do Rei. Argumentos que engrandecem o confronto no Camp Nou, neste sábado, pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol.

Os blaugranas seguem centrados na disputa particular com o Real Madrid, seis pontos atrás dos líderes da Liga. No meio do caminho, ainda há a Liga dos Campeões, pela qual o time terá partida de vida ou morte contra o Milan na terça-feira. O fato, porém, não deu a Pep Guardiola o argumento de poupar jogadores, reiterando a importância do jogo contra os bascos e a qualidade da equipe de Marcelo Bielsa.

“Está sendo a sensação da Europa, é a revelação da temporada. São honestos em seu jogo, correm, lutam. É um prazer para o espectador ver as suas partidas. Será uma partida muito bonita, porque, mesmo atrás no placar, seguem fazendo o mesmo. Podem perder, empatar ou ganhar e sempre têm muitas chances de gol”, afirmou.

Entre as opções que o Barça ganha para a partida estão Adriano e Ibrahim Affelay, recuperados de lesão e que podem ir para o banco, além de Daniel Alves, de volta após cumprir suspensão. Já Thiago Alcântara, expulso na última rodada, é carta fora do baralho.

Com poucas opções, a defesa é o setor que menos deve receber modificações em relação ao time que enfrentou o Milan, com Puyol, Piqué e Mascherano praticamente confirmados. No meio, Xavi e Iniesta podem aparecer no banco. Já Fàbregas, que nem entrou no meio de semana, é alternativa para apoiar mais à frente Lionel Messi, autor de 12 gols em seus últimos seis jogos pelo Espanhol.

O Athletic, por sua vez, também tem seus fardos a carregar. Jogará apenas 48 horas depois da vitória épica sobre o Schalke 04 na Alemanha, pela Liga Europa. Ocupando a 11ª posição na tabela, sem vencer há quatro jogos na Liga, Bielsa não dá coro às críticas ao desempenho do time no nacional: “Na última partida, contra o Sporting, todos concordaram, do jogador ao senhor aonde tomo café, que a intensidade foi das maiores”.

De qualquer forma, o treinador argentino deixa clara a prioridade que o time dará à Liga Europa, poupando seus jogadores de maiores esforços: “Não será o cansaço a explicação para uma atuação boa ou má. Faremos um trabalho para que as situações físicas sejam percebidas antes do jogo. Nenhum jogador que não tiver condições será titular”.

Dentre os titulares, quem está certo para seguir no time é o volante Ander Iturraspe, suspenso para a próxima partida contra o Schalke 04. Seus companheiros no meio de campo, Ander Herrera e Óscar De Marcos sentiram lesão na quinta e são as maiores dúvidas. Já o artilheiro Fernando Llorente, recuperado de contusão recente, também pode ganhar um descanso, dando espaço a Gaizka Toquero.

Real Madrid tenta quebrar tabu em Pamplona

De volta às vitórias após dois tropeços consecutivos, o Real Madrid permanece de sobreaviso nesta rodada. Os merengues não devem encontrar facilidades no sábado, quando vão até o estádio Reyno de Navarra encarar o Osasuna, sexto colocado da Liga e imbatível a seis jogos.

Brigando até mesmo por uma vaga na Liga dos Campeões, os rojillos perderam apenas dois jogos em casa, fazendo o Barcelona uma de suas vítimas. Até o próprio Real Madrid pode ser incluído na lista de fregueses, tendo vencido seu último jogo em Pamplona na temporada 2007/08. Para ajudar, Javad Nekounam volta ao time após cumprir suspensão. Ao lado de Raúl García e Álvaro Cejudo, o meia iraniano é uma das principais armas ofensivas. Já na defesa, o goleiro Andrés Fernández vem motivado, após atuação inspirada na última rodada.

Praticamente garantido nas semifinais da Champions, os blancos deverão entrar com força máxima na partida. Mourinho, no entanto, terá que ponderar a ausência de Sami Khedira, contundido. De grande atuação contra o APOEL, Nuri Sahin entra no meio de campo, já que Lassana Diarra também estará indisponível. Outro descartado é o suspenso Pepe. Raphaël Varane é quem faz parceria com Sergio Ramos no miolo de zaga.

Além disso, o time contará com o retorno de Ángel Di María, embora ele possa atuar durante os 90 minutos. Dessa forma, Kaká deverá compor o trio de meias com Cristiano Ronaldo e Mesut Özil, enquanto Karim Benzema, que parece ter conquistado definitivamente o duelo com Higuaín, é o centroavante.

Por fim, outra partida que promete chamar atenção na rodada é o dérbi entre Valencia e Levante, marcado para domingo, no estádio Mestalla. Sem vencer há dois jogos, os Ches já veem a terceira colocação ameaçada. Logo abaixo, o Levante mantém-se firme na disputa por um lugar na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Atualmente na quinta posição, os granotes passariam os rivais com uma vitória por três gols de diferença.

O Valencia precisará se concentrar novamente no nacional, após derrota para o AZ na Liga Europa. Para piorar, Unai Emery não poderá escalar Roberto Soldado, artilheiro do time, além de Bruno e Jordi Alba, todos suspensos. Jonas deve iniciar a partida como titular. Sem grandes desfalques, o Levante apostará em José Barkero e Arouna Koné, referências nas últimas partidas.

Confira os jogos da 30ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 31/mar
Racing x Granada
Sporting x Zaragoza
Osasuna x Real Madrid
Barcelona x Athletic Bilbao
Málaga x Betis

Domingo, 1º/abr
Atlético de Madrid x Getafe
Valencia x Levante
Real Sociedad x Rayo Vallecano
Villarreal x Espanyol

Segunda-feira, 2/abr
Sevilla x Mallorca

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo