Real Madrid para na trave, e Barça vence clássico com três golaços; Vini Jr perde pênalti
Partida de pré-temporada nos Estados Unidos teve seis bolas na trave, confusão e lesões
O primeiro El Clássico da temporada 2023/2024 foi disputado neste sábado (29) no Estádio AT&T, no Texas, nos Estados Unidos. Com gols de Ousmane Dembélé em jogada ensaiada, de Fermín López em uma pancada de fora da área e de Ferrán Torres com direito a chapéu em Cortouis, o Barcelona derrotou o rival Real Madrid por 3 a 0 em amistoso movimentado e com muita rivalidade. Pelo lado merengue, o brasileiro Vinícius Júnior desperdiçou um pênalti, acertando o travessão ainda no primeiro tempo.
Os dois times foram a campo com seus principais destaques. No Barça, Lewandowski e Dembélé formaram dupla de ataque, com Pedri, Gündogan, De Jong e Oriol Romeu no meio-campo. Já no Real Madrid, Ancelotti usou novamente Jude Bellingham como um “camisa 10”, formando um o losango com Tchouaméni, Valverde e Camavinga e logo atrás de Rodrygo e Vini Júnior.
Primeiro tempo movimentado
Gol, pênalti perdido, bolas na trave, confusão e lesões. Rolou de tudo no movimentado primeiro tempo do El Clássico. O Barcelona foi quem começou melhor e criou as primeiras chances. Com apenas três minutos de jogo, Oriol Romeu aproveitou sobra na entrada da área e, de primeira, mandou um voleio que fez o travessão de Courtois balançar.
Aos 14 minutos, o primeiro golaço da noite. O Barça tinha boa oportunidade de levantar a bola na área em falta pela direita, mas Gündogan preferiu tocar para Pedri na intermediária. O camisa 8 dominou, ergueu a cabeça e encontrou Dembélé sozinho dentro da área. O francês mostrou mais uma vez que realmente é ambidestro e chutou forte cruzado com o pé direito, sem dar chances para Courtois.
O restante da primeira etapa foi de domínio do Real Madrid. O clube da capital teve grande chance de empatar o clássico rapidamente quando Bellingham caiu na área e o árbitro Allen Chapman assinalou pênalti de Christensen. Vinícius Júnior foi o encarregado da cobrança, mas mandou uma bomba no travessão.
Antes do intervalo, o Real Madrid ainda acertaria a trave mais duas vezes. Depois de bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Vini Júnior, que fez o travessão explodir mais uma vez. No rebote, Bellingham dividiu com Ter Stegen e desviou de cabeça, mas a bola parou no pé da trave esquerda do goleiro alemão. Koundé ainda salvou o Barça ao tirar em cima da linha o rebote de Carvajal.
Em meio a tudo isso, a tradicional rivalidade entre Barcelona e Real Madrid também deu as caras. Aos 40 da primeira etapa, Militão sofreu um carrinho por trás de De Jong, o suficiente para uma confusão ser formada no meio do gramado. O holandês recebeu um amarelo pela falta.
Real pressiona, mas Barcelona garante vitória no fim
O Real Madrid voltou do intervalo determinado em buscar o empate, mas seguiu esbarrando na trave. Tchouaméni recebeu de Rodrygo após bom pivô do brasileiro e, de muito longe, soltou uma bomba de pé direito. A sorte de Ter Stegen continuou, e a bola bateu no travessão, nas costas do goleiro e foi para linha de fundo.
Antes do Barcelona sacramentar a vitória, Vini Júnior teve outra chance de se redimir do pênalti perdido, fazendo boa jogada individual pela direita, cortando para o meio e batendo colocado, mas a bola saiu rasteira pela linha de fundo, tirando tinta da trave.
No fim, a máxima de “quem não faz, toma” prevaleceu. Toni Kroos vacilou na saída de bola e tocou no pé de Sergi Roberto, que acionou de primeira Fermín López. O garoto de 20 anos mostrou futebol de gente grande ao não titubear e finalizar forte de pé esquerdo logo depois de dominar, acertando o canto superior direito de Courtois e marcando um golaço.
Quando tudo parecia resolvido, a eficiência do ataque do Barcelona apareceu mais uma vez. Já nos acréscimos, o mesmo Fermín López ganhou de Tchouaméni, passou por Kroos e encontrou Ferrán Torres dentro da área com um belo passe por cima. O camisa 11 não se assustou na frente de Courtois, deu um chapéu no goleiro e, com um bonito giro, mandou para o gol vazio para decretar o triunfo por 3 a 0 do clube catalão.
Barcelona e Real Madrid perdem jogadores por lesão
Nem tudo foi motivo para celebração pelo lado do Barcelona. No primeiro tempo, o time comandado por Xavi Hernández viu o zagueiro Christiensen e o meio-campista Gündogan, principal contratação nesta janela de transferências, deixam o campo lesionados.
O Real Madrid também perdeu um jogador por contusão. No fim do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Mendy sentiu e precisou ser substituído.