Espanha

Barça defende invencibilidade contra Málaga

Na temporada 1973/74, o Barcelona do técnico Rinus Michels e do meia Johan Cruyff alcançou a maior sequência invicta da história do clube. Foram 27 jogos sem perder, incluindo todas as competições que a equipe disputava. A marca, no entanto, já foi alcançada pelo atual Barcelona, de Pep Guardiola e Lionel Messi, e neste domingo, contra o Málaga, no Camp Nou, pode ser superada.

A última derrota do Barça foi para o Hércules, pela segunda rodada do Campeonato Espanhol, em um dia que carrega um simbolismo de tragicidade muito grande: 11 de setembro. Desde então os culés somam 15 vitórias e três empates em La Liga, quatro vitórias e dois empates na Liga dos Campeões e mais três triunfos e duas igualdades na Copa do Rei.

A última rodada do primeiro turno do Espanhol, porém, pode ser mais complicada para o Barça do que a tabela aponta. O Málaga, apesar de ser apenas o 16º colocado, se reforçou muito na janela de transferências do inverno europeu, e sua maior novidade, Julio Baptista, já pode estrear neste final de semana. Além dele, outras caras novas do clube, como o goleiro Sergio Asenjo, o zagueiro Martín Demichelis e o meia Enzo Maresca também estarão em campo.

E o discurso do técnico Manuel Pellegrini ressalta esse ponto de vista. “Nossa mentalidade não é sair do Camp Nou goleados, e sim ganhar a partida ou pontuar”, afirmou o chileno. “É um campo muito difícil, uma grande equipe muito bem dirigida por Pep Guardiola, que conseguiu manter uma ambição no time que se reflete em cada jogo”, elogiou posteriormente.

Sua tarefa, no entanto, fica um pouco mais complicada com a ausência de desfalques no Barça. Guardiola vai com o elenco completo para o duelo com os malaguistas.

Na última temporada, quando o Barcelona obteve o recorde de pontos em uma edição do Campeonato Espanhol (99) e terminou com o título da competição, ao final do primeiro turno terminou com 49 pontos, mesma pontuação que ostenta no momento. Apesar da expressiva marca, em seu encalço o Real Madrid não dá espaço.

Merengues na cola

Com 47 pontos, o Real Madrid teria uma pontuação tranquila para liderar os campeonatos da Itália ou Inglaterra, por exemplo. No entanto, como seu adversário na luta pelo título é o Barcelona a situação muda bastante.

Também no domingo, os merengues enfrentam o Almería fora de casa, e o impasse sobre o ataque segue para José Mourinho. Após perder Gonzalo Higuaín, que passou por uma operação de hérnia, tem usado Karim Benzema na frente. Porém, o francês não tem agradado e, aos poucos, o treinador português tem colocado Kaká no time, sempre entrando no segundo tempo, e deslocando Cristiano Ronaldo para a função isolada no ataque.

Penúltimo colocado na tabela, o Almería, ao menos, vem de uma boa partida no meio da semana contra o Deportivo de La Coruña quando, em casa, fez 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final. Só que se isso for levado em conta, o Real venceu o Atlético de Madrid, pela mesma fase, e tem ainda mais motivação para seguir vencendo.

“Sempre digo aos meus jogadores que é importante vencer, mas é ainda mais importante vencer com boas margens. Eu gosto de vencer por 3 a 1, mas penso que podemos apertar um pouco e marcar mais gols”, garantiu Mourinho.

E apesar das dúvidas no setor ofensivo – o clube confirmou nesta sexta-feira que procura um novo atacante -, o Real Madrid tem uma marca espetacular até aqui na competição: 46 gols em 18 jogos. Seu problema aqui, mais uma vez, é o Barcelona, que já fez 57.

Confira todos os jogos da 19ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 15/jan
Zaragoza x Levante
Villarreal x Osasuna
Sporting de Gijón x Hércules
Getafe x Real Sociedad
Atheltic Bilbao x Racing de Santander
Sevilla x Espanyol

Domingo, 16/jan
Valencia x Deportivo de La Coruña
Almería x Real Madrid
Barcelona x Málaga
Atlético de Madrid x Mallorca

Clique aqui e veja as próximas rodadas e a classificação de La Liga.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo