EspanhaLiga Europa

Bakambu vive uma fase incrível pelo Villarreal e desponta como destaque na Liga Europa

Roberto Soldado chegou como o grande reforço do Villarreal para a temporada. Apesar da má fase no final de sua passagem pelo Tottenham, o centroavante chegou disposto a dar a volta por cima no Madrigal. E até começou bem, com dois gols nos dois primeiros jogos, justificando os € 16 milhões pagos por sua transferência. Oito meses depois, porém, o veterano faz o papel de coadjuvante para outro novato. Cédric Bakambu assumiu o protagonismo do Submarino Amarillo e, depois de se firmar como titular, vai destoando. Desde março, apenas Cristiano Ronaldo fez mais gols que ele no futebol espanhol. Neste intervalo, carregou o Villarreal às semifinais da Liga Europa, assumindo a vice-artilharia do torneio.

Nas duas últimas fases, Bakambu foi o grande nome da equipe de Marcelino Toral na campanha continental. Diante do Bayer Leverkusen, nas oitavas de final, os dois gols saíram dos seus pés. Já nas quartas, o atacante liderou o massacre diante do Sparta Praga. De novo anotou todos os gols de sua equipe nos 2 a 1 do Madrigal, antes de fazer mais dois nos 4 a 2 em Praga, nesta quinta. Somando os tentos nas etapas anteriores, já balançou as redes nove vezes no campeonato, uma a menos do que Aritz Aduriz.

Os predicados de Bakambu, no entanto, também se destacam no Campeonato Espanhol. O congolês é o artilheiro do time no torneio, com 12 tentos. Nas últimas semanas, inclusive, anotou gols importantíssimos: dois no confronto direto contra o Sevilla pela quarta colocação e também um no motivador empate diante do Barcelona. Nas últimas nove partidas, o goleador balançou as redes 11 vezes. Desde o início de março, somando todas as competições, somente Cristiano Ronaldo possui um desempenho superior entre os jogadores que atuam em La Liga. Mesmo Antoine Griezmann aparece um gol atrás da marca do africano.

Bakambu veio ao Villarreal depois de uma boa temporada pelo Bursaspor, da Turquia, contratado por € 7,4 milhões. Antes disso, o jovem nascido na França teve larga formação no Sochaux. Criado nas categorias de base, atuou por quatro temporadas no tradicional clube e defendeu até mesmo as seleções de base dos Bleus. No entanto, optou pela nacionalidade de seus pais para representar a República Democrática do Congo no nível principal desde 2015. Justamente no momento em que seu futebol dava um salto. O atacante de 25 anos possui enorme explosão física, o que ajuda nos ataques em velocidade, além de ser do tipo de matador que não desiste de nenhuma bola.

Com oito pontos de vantagem na quarta colocação do Campeonato Espanhol, muito próximo da classificação à Liga dos Campeões, o Villarreal deverá concentrar suas forças na Liga Europa. Pela maneira como vem jogando, especialmente após as eliminações de Napoli e Bayer Leverkusen, desponta como candidato sério à taça. E é bom ficar de olho em Bakambu. O atacante que chegou sem tanto cartaz pode se tornar o craque da competição. Tem feito muito para isso.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo