Até breve, Camp Nou: Barcelona jogará toda temporada 2023/24 no Estádio Olímpico para reformar sua casa
Barcelona jogará toda a temporada 2023/24 no Estádio Olímpico de Barcelona e voltará para casa em 2024/25 (e com capacidade limitada)
O Barcelona dará um até breve ao seu icônico estádio Camp Nou por uma temporada. Durante a temporada 2023/24, o clube jogará no Estádio Olímpico de Barcelona, em Montjuic, por causa da obra de reforma que será feita na sua tradicional casa. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo gigante da Catalunha.
O Camp Nou é um dos estádios tradicionais do mundo. Foi construído de 1954 a 1957 e chegou a ter capacidade de 120 mil pessoas. Atualmente, tem capacidade de 99.354 pessoas. A reforma do estádio é parte do projeto Espai Barça, que irá modernizar diversas das suas estruturas, entre elas o seu enorme estádio.
“Em relação à temporada 2022/23, manteremos praticamente 100% de capacidade”, afirmou o presidente do Barcelona, Joan Laporta, em evento na prefeitura após a aprovação da reforma do estádio aprovada pelo conselho. As obras começam ao final desta temporada e irão afetar os dois primeiros anéis do estádio. O terceiro só entrará em obras na temporada 2023/24, quando o clube não utilizará – até porque é onde mais haverá mudanças.
O terceiro anel do estádio será demolido no verão de 2023 e com a reforma acontecendo ao longo da temporada 2023/24. Será a primeira vez desde 1957, quando foi inaugurado, que o Barcelona jogará uma temporada longe do seu estádio.
O Estádio Olímpico de Barcelona, também chamado de Estadi Olimpic Lluis Companys, tem 60 mil lugares e fica no sudoeste de Barcelona, perto da costa. O local já sediou finais da Copa do Rei, além de diversos amistosos da seleção espanhola.
A reforma do Camp Nou custará € 1,5 bilhão, e será completada já durante a temporada 2025/26. O Barcelona afirma que poderá voltar a jogar no seu estádio na temporada 2024/25, mas os jogos só poderão ter 50% de capacidade. A capacidade completa só será liberada na temporada seguinte. Isso, claro, se tudo der certo e se os prazos forem cumpridos e quem já fez obra na vida, pequena ou grande, sabe que atrasos e aumento de custos são sempre possibilidades muito reais.
Em março o Barcelona fechou um acordo com o Spotify para patrocínio do clube, que estampará a camisa e também nomeará o estádio, que passará a se chamar Camp Nou Spotify. O patrocínio do Spotify valerá tanto para o time masculino quanto o feminino, além do estádio. Até esta temporada, havia patrocinadores diferentes para o time masculino e feminino.