Espanha

As ameaças de sauditas a Kroos para a final da Supercopa: ‘Vai ser pior…’

Vaiado na semifinal da Supercopa da Espanha, Toni Kroos é desafeto dos torcedores sauditas por ter reprovado a ida de jogadores para Arábia

No clássico entre Real Madrid x Atlético, disputado na última quarta-feira (10), em Riad, pela semifinal da Supercopa da Espanha, Toni Kroos não foi bem recebido pela torcida saudita e recebeu vaias a cada toque na bola. Apesar do episódio, o meia alemão ‘desdenhou' da situação e fez um post ironizando o fato.

“Foi divertido hoje! Torcida incrível”, escreveu Kroos em suas redes sociais. A manifestação do jogador não caiu bem entre os adeptos locais e a tendência é que o cenário se intensifique na final contra o Barcelona, marcada para este domingo (14), também em Riade. Em entrevista ao jornal espanhol “Marca”, Carlos Baldó, presidente de honra de uma torcida organizada do Real Madrid em solo saudita, afirmou que o alemão não é bem visto pelos torcedores sauditas e que novamente ele será hostilizado.

– Na nossa torcida, quase não teve vaias ao Toni, mas o resto do estádio é algo que não podemos controlar. Estou convencido de que na final será pior porque já há movimento nas redes sociais árabes para que se vaie mais. Além disso, se Kroos marcar, a comemoração será muito pequena e é possível que as pessoas o vaiem.

Segundo Carlos, o público saudita considera que Kroos “insultou a honra” do povo local. Isso porque, o atleta de 34 anos foi bastante crítico ao movimento em massa de jogadores que optaram por deixar a Europa rumo à Arábia Saudita, especialmente os mais jovens. Na época, o alemão afirmou categoricamente que nunca jogaria no país por conta da “falta de direitos humanos”.

– Dizem que lá se joga um futebol ambicioso, mas tudo gira em torno do dinheiro. No fim das contas, é uma decisão que vai contra o futebol. É assim que começa a ser difícil para o futebol que nós conhecemos e amamos (…) – Todos têm que tomar essa decisão, como Cristiano Ronaldo, que decidiu já no fim da carreira. Mas fica muito difícil quando jogadores que estão no meio de suas carreiras e ainda têm qualidade para jogar nos melhores clubes da Europa decidem fazer essa mudança (…)  A falta de direitos humanos me impediria de jogar lá -, pontuou Kroos em entrevista  à revista “Sports Illustrated”, concedida em agosto de 2023.

Ancelotti saiu em defesa de Kroos

Reserva contra o Atlético de Madrid, Toni Kroos foi vaiado, primeiramente, no anúncio das escalações no telão do Al-Awwall Stadium, antes do início da semifinal. O meia entrou aos 21 minutos do segundo tempo, no lugar de Modric, e a partir de então a hostilidade aumentou. Embora a ampla maioria da torcida presente no local torcesse pelo Real Madrid, as manifestações contrárias ao alemão eram muito fortes.

Em entrevista coletiva após a vitória no clássico, Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, disse não entender o motivo das vaias contra Kroos e se mostrou incomodado com a situação: “Eu não entendo e creio que Kroos tampouco. Não entendo, de verdade”, disse o treinador italiano.

O Real Madrid venceu o Atlético por 5 a 3 na prorrogação e agora terá o Barcelona pela frente na grande decisão da Supercopa da Espanha. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (14), no Al -Awwal Stadium. Com 14 títulos conquistados, o clube catalão é o maior campeão da competição, superando o time merengue, segundo colocado no ranking com 12 troféus.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo