
A reação do Athletic Bilbao à sonora goleada por 6 a 0 que sofreu diante do Barcelona na rodada passada de La Liga não poderia ter sido melhor. Os bascos tinham pela frente o complicado Eibar, neste domingo, no San Mamés. Não pelo histórico do adversário, mas, sim, pela campanha surpreendentemente boa que os armeros fazem, atualmente na sexta colocação. Entretanto, nem mesmo isso ou o retrospecto recente das equipes no Campeonato Espanhol evitaram um show do time de Bilbao e, mais especificamente, de Aritz Aduriz na goleada por 5 a 2 dos donos da casa.
VEJA TAMBÉM: O voleio de Messi e as defesas de Bravo salvaram a atuação fraquíssima do Barcelona
O Eibar começou a partida confirmando os prognósticos de que seria um oponente difícil. Saiu à frente no placar com Baston, logo aos quatro minutos, mas não levou muito tempo para que o Athletic mostrasse que o dia era seu. Logo aos 12 minutos, Aduriz igualou o placar com um golaço acrobático. Uma espécie de quase-bicicleta peculiar, sem chances de defesa para Riesgo. Aos 40 minutos, Laporte já chegava ao terceiro gol, com Merino tendo feito o segundo dos bascos aos 27.
O primeiro gol de Aduriz:
No segundo tempo, o Eibar diminuiu com Baston, novamente, mas o Athletic manteve o desempenho ofensivo da primeira etapa, ampliou de novo com Aduriz, fazendo 4 a 2, aos sete minutos, em mais uma bela finalização: um sem-pulo forte, impossibilitando que o goleiro chegasse até a bola. O tento foi o 13º de Aduriz em La Liga, o que o coloca em sexto na lista de artilheiros da competição. Um despertar tardio para o jogador de quase 35 anos.
O segundo gol de Aduriz na goleada:
Contra a própria meta, Dos Santos completou o placar do jogo aos 35 minutos do segundo tempo: 5 a 2 para o Athletic Bilbao. Todos sabem da força dos bascos em casa e, historicamente, a equipe é indubitavelmente mais forte que o adversário deste domingo. Entretanto, considerando o momento do Eibar, sexto colocado e que havia vencido seus quatro últimos jogos, e o do Athletic, que havia perdido dois e empatado um de seus três últimos jogos, o resultado vem como uma grande surpresa. Algo que pode catapultar o time de Bilbao para uma reação na segunda metade da temporada.
A distância para o quarto colocado ainda é de dez pontos, e sonhar com Champions League nesse momento é sonhar demais. Mas, se uma reviravolta inesperada é possível, começar com uma goleada após ter sofrido outra é um belo início de narrativa.



