A reformulação do Atlético de Madrid continua, com Trippier acrescentando experiência à defesa
Tem sido uma janela de transferências movimentada para o Atlético de Madrid. Muitos jogadores foram embora, incluindo peças importantes dos sucessos dos últimos anos, e, consequentemente, muitos chegaram. Kieran Trippier tornou-se mais uma peça da reformulação colchonera, acrescentando experiência a uma linha de defesa que na próxima temporada deve ser bem diferente da que havíamos nos acostumado.
[foo_related_posts]Os remanescentes da defesa clássica do Atlético de Madrid de Diego Simeone, pedra fundamental do estilo do argentino, foram embora nesta janela de transferência. Juanfran, que já não vinha jogando muito, e Diego Godín saíram ao fim de seus contratos. Filipe Luís também está sem vínculo, mas ainda não sabe se renovará ou irá embora. Miranda havia sido o primeiro a deixar o barco, ainda em 2015, substituído por José Giménez.
Agora, Giménez, no clube desde 2013, é o oráculo do estilo de Simeone no setor defensivo. Com o dinheiro da venda de Lucas Hernández para o Bayern de Munique, € 80 milhões, o Atlético de Madrid trouxe novos jogadores para todas as posições da retaguarda. O zagueiro Felipe, do Porto, disputará com Stefan Savic e provavelmente Mario Hermoso, prestes a ser contratado do Espanyol, para ser parceiro do uruguaio.
À esquerda, no lugar de Hernández, chegou Renan Lodi, do Athletico Paranaense. Trippier veio para a lateral direita, onde brigará por posição com Santiago Arias e Sime Vrsaljko, que deve começar a temporada recuperando-se de lesão. Aos 28 anos, o inglês tem experiência de 107 jogos de Premier League, uma final de Liga dos Campeões e semifinal de Copa do Mundo pela sua seleção.
Ele tinha contrato até 2022, mas seu futuro estava incerto desde o fim da temporada. Mauricio Pochettino planeja dar uma certa remexida no elenco do Tottenham. Antes de entrar de férias, ele havia dito que preferia ficar na Inglaterra, mas faria o que fosse melhor para o clube. “Obviamente, este clube tem sido muito bom para mim nos últimos anos, mas vou aproveitar meu verão e voltar na pré-temporada, quando sentaremos com o treinador e conversaremos sobre meu futuro”, disse.
O futuro de Trippier acabou sendo o Wanda Metropolitana, onde ele passou pela frustração de perder o título europeu para o Liverpool, na última grande final europeia. O jogador precisará melhorar sua parte defensiva para encaixar nos planos de Simeone, mas tem ponto muito favorável: a bola parada. Foi o principal cobrador de faltas e escanteios da Inglaterra na campanha de semifinal de Copa do Mundo na Rússia, baseada em muitos gols marcados dessa maneira, arma também importante do Atlético de Madrid. E veio por um valor baixo, apenas € 20 milhões.
Devemos ver um time bem diferente na próxima temporada. Simeone praticamente trocou Griezmann pelo jovem João Félix, do Benfica, e, com a venda de Rodri para o Manchester City, trouxe Marcos Llorente, do Real Madrid, e Héctor Herrera, do Porto, sem custos de transferência. Ainda monitora a situação de James Rodríguez. A defesa, porém, é o setor mais modificado, com o acréscimo de curiosidade de ver um raro jogador inglês atuando fora do seu país pelos próximos três anos.