Copa do Mundo

Jogador por jogador, as avaliações de Alemanha 2×2 Gana

Alemanha

Manuel Neuer – 6,5

Apesar daquela bobagem na reposição de bola, que não resultou em lance perigoso de Gana, fez boas defesas e não teve culpa nos dois gols que sofreu. Especialmente no primeiro tempo, fez duas belas defesas em pancadas de fora da área.

Jérôme Boateng – 6

Deixou o campo no intervalo por problema físico, mas enquanto esteve no gramado foi seguro. Não foi tão cobrado defensivamente e não tem como característica apoiar o ataque.

(Shkodran Mustafi) – 4,5

Entrou mal no jogo, dando muito espaço para os ataques de Gana pela direita da defesa alemã, e não subiu como deveria no lance do primeiro gol dos ganenses.

Mats Hummels – 6

Não fez nenhuma bobeira na zaga e foi o que mais desarmou no time da Alemanha, com quatro desarmes no total.

Per Mertesacker – 6

Assim como Hummels, não comprometeu. Como não teve influência nos gols de Gana, fica com uma nota razoável.

Benedikt Höwedes – 6

Zagueiro de origem, jogou improvisado na lateral esquerda e levou alguns contra-ataques por ali. Desviou de cabeça para o gol de empate de Klose.

Toni Kroos – 6,5

Foi o que mais deu passes em todo o jogo e foi o melhor do meio de campo da Alemanha. Acertou 90% dos 99 toques para companheiros e foi bem também em lançamentos.

Philipp Lahm – 5

Teve partida discreta, como se imagina de alguém de sua posição. Errou na saída de bola, dando o passe que virou contra-ataque para o gol da virada de Gana, com Asamoah Gyan.

Sami Khedira – 5,5

Poderia estar mais ligado no lance do segundo gol de Gana. Mesmo estando no meio de campo e sendo um volante defensivo, não fez nenhum desarme e interceptou apenas duas bolas.

(Bastian Schweinsteiger) – 6

Entrou no final do jogo e não teve tempo de fazer algo realmente diferente. Acertou maior parte de seus passes (88%), mas os pouco mais de 20 minutos em campo não permitiram uma participação que mudasse o resultado.

Mesut Özil – 5,5

Mais uma vez ficou devendo. Após um primeiro tempo muito apagado, melhorou na etapa complementar. Entretanto, foi o que menos contribuiu do setor ofensivo.

Mario Götze – 6,5

Fez o primeiro gol da Alemanha e tentou se movimentar dando opção de passe, apesar da forte marcação de Gana no tempo em que esteve em campo.

(Miroslav Klose) – 7

Entrou aos 26 do segundo tempo e levou só dois minutos para, em seu primeiro toque na bola, igualar o recorde de Ronaldo em Copas do Mundo. Nasceu para jogar Mundiais.

Thomas Müller – 6,5

Desempenhou bem a função de falso nove, caindo bem pelas pontas para diversificar mais os ataques alemães. Fez o cruzamento no gol de Götze, o primeiro do jogo.

Gana

Fatau Dauda – 6

Não pode fazer nada nos gols da Alemanha e também não comprometeu seu time quando a bola foi em direção à meta.

Harrison Afful – 6,5

Foi bem defensivamente em boa parte do tempo e acertou um cruzamento preciso para André Ayew fazer o primeiro gol de Gana.

John Boye – 6,5

Fez uma dupla dura de se passar com Mensah, principalmente no primeiro tempo. Fisicamente muito bem, não segurou a bola desnecessariamente na zaga e não perdia tempo para afastar o perigo.

Jonathan Mensah – 6

Além de seguro no decorrer do jogo, foi um jogador-chave ao interceptar duas bolas que poderiam ter acabado em gols da Alemanha. No entanto, poderia estar melhor posicionado para evitar o gol de Götze.

Kwadwo Asamoah – 6

Com um carrinho perto da linha, evitou um gol certo de Thomas Müller, que daria a vitória à Alemanha.

Mohammed Rabiu – 6

Não errou muitos passes no meio do campo e ainda levou perigo a Manuel Neuer com um chute forte, na primeira boa chance de Rabiu no jogo.

(Emmanuel Badu) – 5

No único lance em que poderia ter feito a diferença, fez besteira. Demorou para dar o último passe em um contra-ataque no fim do jogo e só o fez quando o companheiro já estava impedido.

Sulley Muntari – 6,5

Foi o melhor do meio de campo ganense, quase marcando um golaço no primeiro tempo, com uma bomba de longa distância, e tomando a bola e dando a assistência para o gol de Asamoah Gyan.

Christian Atsu – 6

Ajudou muito na marcação, apesar de ser o ponta direito do time, e era um dos mais acionados nos contra-ataques.

(Mubarak Wakaso) – 5,5

Foi discreto nos 20 minutos que esteve em campo.

Kevin-Prince Boateng – 5,5

Apesar dos bons contra-ataques ganenses no primeiro tempo, não foi bem. Errou muitos passes, e sua substituição melhorou o time.

(Jordan Ayew) – 6

Entrou bem no jogo, movimentando-se bastante e buscando o jogo. Poderia ter tido nota maior, não fosse a besteira de querer definir uma jogada sozinho em que tinha um companheiro melhor posicionado.

André Ayew – 6,5

Subiu bem de cabeça para fazer o gol de Gana e foi o mais importante jogador do setor ofensivo de sua equipe. Do meio para a frente, só não tocou mais na bola que Muntari.

Asamoah Gyan – 7

Poderia ter aproveitado melhor as chances, mas, na única bola que mandou em direção ao gol, balançou a rede de Neuer.

Árbitro

Sandro Meira Ricci – 6

Não teve interferência no jogo e não precisou ter sua capacidade de identificar um pênalti testada.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo