Copa do Mundo
Tendência

Estes são os 26 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2022

Daniel Alves, de 39 anos, está na lista, e Roberto Firmino fica fora. Gabriel Martinelli, Éverton Ribeiro e Pedro também estão na lista

A Copa do Mundo começou para o Brasil nesta segunda-feira. O técnico Tite anunciou os 26 jogadores convocados para representarem a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Era a sua lista mais esperada desde que assumiu o comando da seleção, em 2016. Mais até do que em 2018, quando o Brasil também chegou bem cotado. Como era esperado, foram poucas surpresas na lista. Talvez a que mais se aproxima é a presença de Gabriel Martinelli, do Arsenal, assim como a de Daniel Alves, do Pumas. Entre as ausências, a que mais chamou a atenção foi a de Roberto Firmino, do Liverpool.

Foram 84 convocados neste ciclo, de 2018 até agora, 2022. Um número alto de jogadores que passaram pela Seleção e dá para dizer que houve renovação. Alguns aproveitaram a chance, como Raphinha e Antony, outros nem tanto, como David Neres e Gabigol, que apesar de continuar decisivo no Flamengo, não conseguiu ter um bom desempenho jogando com a camisa do Brasil. Vale o mesmo para David Neres, que mudou de clube e tem atuado bem no Benfica, mas perdeu espaço para concorrentes.

Alguns jogadores já estavam fora por lesão, como o lateral Guilherme Arana, do Atlético Mineiro, e agora Philippe Coutinho, do Aston Villa, que se machucou no fim de semana. Richarlison, que também se machucou recentemente, não é problema, como até foi dito pelo técnico do Tottenham, Antonio Conte. O número de atacantes convocados era dúvida também, já que há muitos nomes na disputa por uma vaga nesta lista maior, aumentada pela Fifa por temores em relação à Covid-19.

Havia outras dúvidas em relação à lateral direita, já que Daniel Alves entrou em uma espiral descendente, foi para o Pumas, no México, e não teve uma boa passagem. Na última convocação, Tite não levou um segundo lateral direito além de Danilo e usou Éder Militão na função. O jogador do Real Madrid já atuou por ali na época de São Paulo e foi bem também na Seleção.

Estes são os 26 convocados da seleção brasileira para a Copa 2022:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City), Weverton (Palmeiras)

Laterais: Daniel Alves (Pumas), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla)

Defensores: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Bremer (Juventus)

Meio-campistas: Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Newcastle), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham), Éverton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes: Neymar (PSG), Vinícius Júnior (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pedro (Flamengo), Rodrygo (Real Madrid)

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo