Uruguai: astro do Real e Canobbio, do Athletico, entram na guerra contra Bielsa
Zagueiro Giménez, por sua vez, defendeu o treinador e amenizou situação
Os próximos dois jogos do Uruguai, contra Peru e Equador, nos dias 11 e 15 de outubro, respectivamente, serão cruciais para o futuro da Celeste nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Não apenas para a sua manutenção entre os líderes nas eliminatórias, mas também para o futuro da seleção enquanto grupo.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Na última semana, durante uma entrevista ao portal DSport Uruguay, Suárez relatou comportamentos para lá de controversos do técnico Marcelo Bielsa com jogadores e membros da seleção uruguaia.
O atacante revelou que o treinador seque cumprimentava os jogadores, além de outros episódios envolvendo até mesmos funcionários da Celeste.
Pouco menos de uma semana depois, foi a vez de Valverde, volante do Real Madrid e capitão da celeste, confirmar as palavras do compatriota. O jogador falou com a imprensa antes do embarque rumo ao Uruguai.
— O que ele (Suárez) disse é tudo verdade. Ele não mentiu e exagerou em nenhum momento. Acho que falo por mim e por todos os meus companheiros, quando digo que os assuntos devem ser resolvidos no vestiário — disse Valverde em entrevista antes do embarque.
Quem também criticou o treinador da seleção uruguai foi atacante Canobbio, do Athletico-PR.
Ao programa “Minuto 1”, o atacante disso que Bielsa o faltou com respeito e a relação entre eles não é boa.
— Teve muita falta de respeito constantemente. Eu sou muito respeitoso, mas chegou uma hora que eu explodi — afirmou.
Canobbio esteve em campo apenas uma vez pelo Uruguai na Copa América deste ano. Ele entrou em campo na derrota na semifinal para Colômbia por 1 a 0. Mas a relação entre eles está cortada desde 2023, contou o jogador.
Segundo Canobbio, Bielsa o culpou por um resultado — sem dar detalhes sobre qual partida estava falando.
— Em uma análise de vídeo que ele fez acabou me culpando por alguma coisa. Obviamente o jogador sabe quando joga bem ou mal. Nessa partida me senti muito bem. Individualmente, me senti muito bem e me chocou muito a maneira como ele falou — disse.
Giménez ‘defendeu' Bielsa e espera que conversa resolva o problema
Além do volante do Real Madrid, quem também comentou as palavras de Suárez foi José Giménez, zagueiro do Atlético de Madrid.
Mas, ao contrário do seu amigo e rival de Madrid, Giménez defendeu Bielsa e tentou colocar panos quentes na situação. Diferente dos seus companheiros, o zagueiro garantiu que a equipe está comprometida com o treinador.
— Não é fácil vincular-se a uma ideia diferente da que estamos habituados a seguir. Porém, todos os jogadores se entregaram 100% à equipe e ao treinador. Muitos podem pensar que é um problema, mas vejo uma oportunidade de poder resolver — disse o zagueiro.
O Uruguai terá a missão de superar desavenças
A partir das 22h30 da próxima sexta-feira (11), será a primeira vez que o Uruguai voltará a campo após as polêmicas falas de Suárez, Valverde e Giménez sobre Marcelo Bielsa.
Com o atacante do Inter Miami, da MLS, oficialmente aposentado da seleção, agora cabe aos jogadores tentar manter a boa fase dentro de campo e, quem sabe, resolver os problemas fora dele.
O próprio Valverde, que confirmou as palavras de Suárez, porém, garantiu que é do interesse dos jogadores do elenco que os problemas sejam resolvidos.
— Da minha parte e dos outros, resta falar entre nós no vestiário, como equipe, para melhorar e seguir crescendo. Como já tivemos várias (reuniões) desde que ele (Bielsa) está lá. Sempre arrumamos as coisas conversando — disse o volante.
A Seleção Celeste ocupa a terceira colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Cmpa do Mundo, a apenas três pontos da Argentina, líder do torneio.