Eliminatórias da Copa

Um calendário com as datas relevantes ao futebol de seleções até a Copa do Mundo de 2022

Confira um calendário com os compromissos mais importantes das seleções, sobretudo nas Eliminatórias

A Data Fifa de novembro serve de marco importante no calendário da Copa do Mundo: resta apenas mais um ano até o início do Mundial, com o pontapé inicial marcado para 21 de novembro de 2022. Já são 13 equipes garantidas na competição, outras seleções se aproximam das vagas e as repescagens também se desenham. Com a Copa realizada no segundo semestre, de qualquer forma, as últimas definições invadirão o ano do torneio. Serão meses repletos de jogos fundamentais, além de outras competições de seleções paralelas.

Abaixo, preparamos um calendário para o próximo ano, com os compromissos das seleções. Vale ressaltar que nem todas as datas estão cravadas, já que a pandemia acarretou diversos adiamentos e algumas confederações ainda agem de maneira cautelosa – em especial a OFC, na Oceania. A repescagem intercontinental será realizada entre 13 e 14 de junho, com o sorteio marcado para 26 de novembro. Mas já se sabe que o sorteio do Mundial ocorrerá em 1° de abril, com 30 seleções garantidas na Copa.

 

 

Classificados

País-sede: Catar

Europa: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra, Alemanha

América do Sul: Brasil, Argentina

26 de novembro

– Sorteio da repescagem das Eliminatórias na Europa

Os 12 times restantes serão divididos em três chaves, com semifinal e final em jogos únicos. O vencedor de cada chave vai à Copa do Mundo. Os cabeças de chave terão direito de sediar a semifinal em casa, mas o sorteio é aberto para uma eventual final. Já a decisão de cada chave terá seu mando de campo sorteado.

O Pote 1 reúne Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e Gales. O Pote 2 contará com Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Tcheca. A Fifa anunciou de antemão que, pelas tensões políticas, ucranianos e russos não poderão compor a mesma chave.

– Sorteio da repescagem intercontinental

Por conta das datas mais apertadas e das limitações da pandemia, a Fifa mudou o formato da repescagem intercontinental, agora em jogo único e campo neutro. O sorteio definirá dois confrontos diretos, que renderão duas vagas no Mundial. Participarão o quinto colocado da Conmebol, o quarto colocado da Concacaf, o vencedor da Oceania e o vencedor da repescagem da Ásia.

30 de novembro a 18 de dezembro

– Copa Árabe

Não faz parte do cronograma das Eliminatórias, mas servirá de evento-teste ao Catar como país-sede, após o fim da Copa das Confederações. É a décima edição do torneio, que aconteceu apenas em 2002 e 2012 neste século. Os estádios utilizados serão palcos da Copa do Mundo e o quadro de arbitragem reúne integrantes das seis confederações continentais. Algumas seleções concentrarão seus convocados entre atletas em atividade apenas nos países envolvidos no torneio. Os grupos são:

Grupo A: Catar, Iraque, Omã e Bahrein
Grupo B: Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Síria e Mauritânia
Grupo C: Marrocos, Arábia Saudita, Jordânia e Palestina
Grupo D: Argélia, Egito, Líbano e Sudão

18 de dezembro

– Sorteio da terceira fase das Eliminatórias na África

As dez equipes classificadas serão divididas em cinco confrontos diretos, com jogos de ida e volta. Os cinco vencedores desses duelos se classificarão à Copa.

O Pote 1 será composto por Senegal, Tunísia, Argélia, Nigéria e Marrocos. No Pote 2 aparecem Egito, Gana, Camarões, Mali e República Democrática do Congo. A Fifa ainda julgará um recurso de Benin, por irregularidades de RD Congo no número de substituições durante o confronto direto da rodada final da segunda fase. Se a quebra da regra for confirmada, Benin substitui RD Congo.

9 de janeiro a 6 de fevereiro

– Copa Africana de Nações

Outro torneio que não faz parte do cronograma das Eliminatórias, mas será uma prévia de peso antes da definição dos classificados africanos. Dos dez garantidos na fase decisiva do qualificatório, apenas República Democrática do Congo (ou Benin) não jogará a CAN. O torneio será realizado em Camarões. Os grupos são:

Grupo A: Camarões, Burkina Faso, Etiópia e Cabo Verde
Grupo B: Senegal, Zimbábue, Guiné e Malaui
Grupo C: Marrocos, Gana, Comores e Gabão
Grupo D: Nigéria, Egito, Sudão e Guiné-Bissau
Grupo E: Argélia, Costa do Marfim, Serra Leoa e Guiné Equatorial
Grupo F: Tunísia, Mali, Mauritânia e Gâmbia

27 de janeiro a 2 de fevereiro

– 7ª e 8ª rodada (de 10) nos hexagonais das Eliminatórias na Ásia

Os dois primeiros colocados de cada um dos dois grupos se classificam à Copa. Os terceiros de cada chave se enfrentam depois, num duelo que indicará o representante asiático na repescagem intercontinental. Irã, Coreia do Sul e Arábia Saudita são os favoritos para a classificação antecipada nesta Data Fifa de janeiro / fevereiro.

– 9ª, 10ª e 11ª rodada (de 14) no octogonal final das Eliminatórias na Concacaf

Os três primeiros colocados se classificam à Copa. O quarto colocado vai à repescagem intercontinental. Canadá, Estados Unidos, México e Panamá se distanciam na zona de classificação.

– 15ª e 16ª rodada (de 18) das Eliminatórias na Conmebol

Os quatro primeiros colocados se classificam à Copa. O quinto colocado vai à repescagem intercontinental. Equador é o favorito para a terceira vaga. Cenário aberto entre Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

– Provável início das Eliminatórias na Oceania

Por conta da pandemia, as datas não estão confirmadas. O formato aprovado em 2020 prevê 11 seleções divididas em dois grupos. As equipes se enfrentam entre si uma vez em cada grupo, com os jogos realizados em sede única. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à segunda fase, com semifinais e finais, em ida e volta. O vencedor disputará a repescagem intercontinental.

24 a 29 de março

– Terceira fase das Eliminatórias na África

Cinco confrontos diretos, com jogos de ida e volta. Os vencedores de cada duelo se classificam à Copa.

– Repescagem das Eliminatórias na Europa

Semifinais realizadas em 24 de março, no campo das equipes de melhor campanha. Os seis vencedores avançam à decisão. Finais realizadas em 29 de março, com mando de campo definido por sorteio. Os três vencedores vão à Copa.

– 9ª e 10ª rodada (de 10) nos hexagonais das Eliminatórias na Ásia

– 12ª, 13ª e 14ª rodada (de 14) no octogonal final das Eliminatórias na Concacaf

– 17ª e 18ª rodada (de 18) das Eliminatórias na Conmebol

– Provável data para Eliminatórias da Oceania

1° de abril

– Sorteio da Copa do Mundo

Apenas 30 seleções estarão definidas a esta altura. Os últimos dois classificados, definidos através da repescagem intercontinental, serão conhecidos dois meses depois.

Maio ou junho

– Repescagem das Eliminatórias na Ásia

As duas seleções que ficaram na terceira colocação dos hexagonais disputam a repescagem. Jogos de ida e volta, com o vencedor classificado à repescagem intercontinental.

13 e 14 de junho

– Repescagem intercontinental

A repescagem intercontinental terá jogos únicos e em campo neutro. Os vencedores de cada confronto estarão na Copa. Estarão presentes o quinto colocado da Conmebol, o quarto colocado da Concacaf, o vencedor da Oceania e o vencedor da repescagem da Ásia – que serão conhecidos apenas em 2022.

19 a 27 de setembro

– Data Fifa para amistosos

14 de novembro

– Data limite para a liberação dos jogadores convocados e início da preparação

21 de novembro a 18 de dezembro

– Copa do Mundo

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo