Eliminatórias da Copa

Atraso, muita água e Soteldo decisivo: Venezuela arranca empate da Argentina e pressiona Brasil

Atacante do Grêmio dá assistência e ajuda Vinotinto a subir na tabela das Eliminatórias

Gramado encharcado, jogo truncado, faltas em excesso e muitas bolas alçadas na área. Em resumo, assim foi a partida entre Venezuela x Argentina, realizada nesta quinta-feira (10), no Monumental de Maturín, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

Com gol de Otamendi, que se aproveitou de uma falha clamorosa do goleiro Romo, a atual campeã do mundo abriu o placar. No segundo tempo, porém, os donos da casa buscaram o empate. Com linda assistência de Soteldo, Rondón testou consciente e deixou tudo igual.

Pode-se dizer que o 1 a 1 beneficiou ambas as equipes, e colocou mais pressão sobre o Brasil. Isso porque, a Venezuela foi a 11 pontos, ultrapassou a Canarinho — que ainda encara o Chile nesta quinta — e assumiu a sexta colocação.

O time de Dorival Júnior, neste momento, ocupa o sétimo lugar — zona de repescagem.

A Argentina, por sua vez, segue isolada na liderança do certame, agora com 19 pontos, três à frente da Colômbia.

Em primeiro tempo movimentado, Otamendi abre o placar

Por conta da forte chuva que atingiu a cidade de Maturín, o jogo foi atrasado em 30 minutos. Funcionários do estádio usaram rodos para diminuir a quantidade de água em campo. Segundo a imprensa argentina, a seleção albiceleste chegou a sugerir o adiamento da partida para sexta-feira (11), mas não foi atendida.

Com a bola rolando — na medida do possível — vimos um jogo físico e picotado. Se estava difícil pelo chão, o jeito foi apelar para cruzamentos. Aos 12′, Messi cobrou falta na área, o goleiro Romo saiu mal do gol e socou a bola em cima do zagueiro Osorio. Na hora certa e lugar certo, Otamendi só teve o trabalho de empurrar para a baliza vazia.

Precisando reagir, a Venezuela cresceu de produção após sair atrás no placar. Rondón teve a chance mais clara da Vinho Tinto, mas Otamendi salvou na pequena área e manteve a vantagem argentina. No geral, foi um bom primeiro tempo, dadas as circunstâncias.

Otamendi celebra gol pela Argentina
Otamendi celebra gol pela Argentina (Foto: Divulgação/AFA)

Rondón se redime e garante ponto precioso para Venezuela

Na volta do intervalo, os venezuelanos mantiveram a pressão. Linhas altas, ímpeto ofensivo e blitz para cima dos hermanos. Com 19′ no relógio, o gol de empate saiu.

Soteldo recebeu pela esquerda, driblou o marcador e cruzou de canhota, na cabeça de Rondón, que testou firme, sem chances para Rulli.

Próximos compromissos de Venezuela e Argentina

A Venezuela volta a campo na próxima terça-feira (15), quando visita o Paraguai, pela 10ª rodada das Eliminatórias. A bola rola a partir das 20h (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco.

Às 21h (horário de Brasília) do mesmo dia, a Argentina recebe a Bolívia, no Monumental de Núñez, também pela 10ª rodada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo