Eliminatórias da Copa

Qual a situação de cada grupo antes das duas últimas rodadas nas Eliminatórias europeias

Grupo a grupo, apresentamos o cenário de cada chave rumo ao momento decisivo da classificação

Dinamarca e Alemanha se anteciparam na missão e comemoraram a classificação para a Copa do Mundo na última Data Fifa. Os próximos dias, em compensação, confirmarão as outras oito seleções europeias que se garantirão com vagas diretas no Mundial. De quinta até terça, serão disputadas as duas últimas rodadas da fase de grupos das Eliminatórias na Europa. Com isso, mais oito líderes serão coroados com a vaga no Catar. Também serão definidos os dez vice-líderes que sobrevivem rumo à repescagem, onde ganharão o acréscimo de outras duas equipes resgatadas através da Liga das Nações.

Abaixo, um breve panorama de cada grupo. Falamos sobre o cenário atual, quais serão os próximos confrontos dos times ainda vivos e quais terão o caminho mais acessível até a Copa. Confira:

Grupo A

Sérvia e Portugal são as únicas seleções com chances no Grupo A. Uma delas conquistará a vaga direta e outra vai para a repescagem. Neste momento, os sérvios sustentam uma vantagem de um ponto na liderança. Porém, os portugueses possuem um jogo a menos e seguem dependendo apenas de si.

Nesta quinta-feira, Portugal encara a Irlanda em Dublin. Um empate já seria suficiente para colocar a Seleção das Quinas na liderança, por causa do saldo de gols superior ao da Sérvia. Assim, Portugal jogaria também pelo empate no confronto direto da rodada final. Portugueses e sérvios decidirão a vaga no domingo, dentro do Estádio da Luz.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo B

A vaga direta será disputada por Suécia e Espanha, com os escandinavos em situação favorável. Os suecos lideram com 15 pontos. Já os espanhóis, com 13 pontos, precisarão ou secar os concorrentes ou vencer o confronto direto. Com nove pontos, a Grécia ainda tem chances de ir para a repescagem, além de ser uma potencial pedra no sapato da Roja.

A Suécia tende a manter a liderança na penúltima rodada, nesta quinta, quando encara a eliminada Geórgia fora de casa. Já a Espanha terá uma parada dura, ao enfrentar a Grécia em Atenas. Só a vitória interessa aos helênicos, enquanto os ibéricos dependerão da vitória para seguir no encalço pela vaga direta. De qualquer maneira, os olhares se concentrarão mesmo na rodada de domingo, em Sevilha. A Suécia visita a Espanha e, se os dois times fizerem sua parte nos compromissos anteriores, os escandinavos jogarão pelo empate. Já a Grécia pega Kosovo em Atenas.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo C

A briga se restringe a Itália e Suíça, com as outras três seleções eliminadas. Os dois concorrentes principais estão com os mesmos 14 pontos. A liderança é dos italianos por causa do saldo de gols superior, mas com apenas dois tentos positivos a mais que os suíços. E o desempate pode vir logo de cara.

O confronto direto do Grupo C ocorre já na penúltima rodada, nesta sexta. A Itália recebe a Suíça dentro do Estádio Olímpico de Roma. Uma vitória praticamente classifica quem conseguir se impor. Na rodada final, os dois times terão jogos mais acessíveis. A Itália visita a Irlanda do Norte em Belfast, enquanto a Suíça terá a vantagem de atuar em casa contra a Bulgária, em Lucerna.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo D

O grupo em que todo mundo se contenta em empatar é o que chega na reta final com mais gente viva. A França lidera com 12 pontos e ainda pode ficar de fora das duas primeiras colocações numa combinação improvável. A Ucrânia vem em segundo com nove pontos, mas é a única que possui só mais um jogo pela frente. A Finlândia tem oito pontos em terceiro e a Bósnia resiste com sete.

Apesar da situação teoricamente aberta, a França deve carimbar sua classificação no sábado, quando recebe o lanterna Cazaquistão no Parc des Princes. Uma vitória será suficiente para a confirmação dos Bleus. Já em Zenica, Bósnia e Finlândia fazem um duelo de vida ou morte pela repescagem. Os bósnios têm a vantagem de disputar dois jogos em casa, já que recebem a Ucrânia na rodada final. Já a Finlândia ainda atua em Helsinque no último compromisso, mas diante da França.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo E

Só uma hecatombe derruba a Bélgica da liderança. Os Diabos Vermelhos somam 16 pontos e possuem um saldo absurdamente maior. Na segunda colocação, a República Tcheca no máximo vai para a repescagem, com 11 pontos e só mais um jogo por fazer. A única ameaça aos belgas é Gales, com 11 jogos e dois compromissos pela frente.

A Bélgica deve celebrar sua classificação no sábado, quando recebe a Estônia em Bruxelas. Mesmo que empate, a vaga fica praticamente no papo pelo saldo. Gales receberá Belarus precisando se garantir em Cardiff. Na rodada final, os galeses recebem os belgas em Cardiff. Dependem só de si, mas não podem dar mole, já que a República Tcheca completa sua participação em casa contra a fraca Estônia.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo F

Dona da melhor campanha das Eliminatórias, com 24 pontos, a Dinamarca está garantida na Copa. A briga fica pela segunda colocação, entre Escócia e Israel. Os escoceses largam com uma boa vantagem após a dramática vitória no confronto direto, com 17 pontos. Os israelenses, com 13, dependem de um pequeno milagre.

A Escócia faz um jogo mais acessível na sexta, quando visita a Moldávia. Israel joga fora de casa, contra a Áustria, que também está eliminada. Na rodada final, a Escócia entra em campo em Glasgow diante da imparável Dinamarca. Por isso é importante fazer sua parte na rodada anterior, já que Israel recebe a frágil equipe de Ilhas Faroe em Netanya.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo G

A disputa mais interessante desta reta final talvez aconteça neste grupo, com três times vivos pela vaga direta e outro ainda mirando a repescagem. A Holanda cresceu recentemente e assumiu a ponta, com 19 pontos. A Noruega ocupa a segunda colocação com 17. Já a Turquia vem em terceiro com 15. Com chances basicamente matemáticas, Montenegro tem 11 pontos e só poderia figurar na repescagem.

Na rodada de sábado, nenhuma das três principais concorrentes se pega. A Noruega recebe a Letônia em Oslo; a Turquia terá moleza contra Gibraltar em Istambul; e a Holanda vai até Podgorica desafiar Montenegro. Os jogos mais importantes ficam para a terça-feira. A Holanda terá a chance de decidir em casa contra a Noruega, enquanto Montenegro recebe a Turquia no duelo paralelo. Como o saldo dos holandeses é bastante superior, dois empates devem ser suficientes pela vaga direta.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo H

Mais uma disputa particular, resumida a Rússia e Croácia, que decidem entre si a vaga direta e a repescagem. Os russos se desgarraram na última rodada e chegaram aos 19 pontos. Os croatas ficaram com 17 pontos, mas possuem uma ligeira vantagem no saldo neste momento.

Nesta quinta-feira, tranquilidade para as duas partes. A Rússia pega o Chipre em São Petersburgo e a Croácia visita Malta em Ta’Qali. O jogo com cara de decisão deve ficar mesmo para o domingo, em Split. Se fizerem o básico no embate anterior, os russos jogaram pelo empate no confronto direto, mas os croatas ao menos contarão com o apoio de sua torcida em casa.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo I

Situação muito parecida com a do Grupo G: três times vivos pela vaga direta e mais um em busca da repescagem. A Inglaterra lidera com 20 pontos e tem uma situação mais sossegada que a da Holanda em sua respectiva chave. A Polônia soma 17 em segundo e a Albânia vem em terceiro com 15. Tentando a repescagem apenas, a Hungria tem 11 pontos.

A Inglaterra terá seu jogo mais importante na sexta, quando recebe a Albânia em Londres. Os demais deverão golear, com a Polônia indo a Andorra e a Hungria recebendo San Marino. Na rodada final, na segunda, a Inglaterra pode celebrar a classificação na visita a San Marino. A Albânia pegará Andorra em Tirana. Já o principal confronto direto ocorre em Varsóvia, onde a Polônia recebe a Hungria para não deixar escapar ao menos a segunda posição.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo J

A Alemanha também se classificou para a Copa do Mundo por antecipação, líder com 21 pontos. De resto, são cinco times no páreo pela repescagem. A Romênia é a favorita com 13 pontos, enquanto Macedônia do Norte e Armênia aparecem no retrovisor com 12. A Islândia surge longe com oito pontos, embora preserve chances matemáticas.

A rodada desta quinta terá dois confrontos diretos. Armênia e Macedônia do Norte se digladiam em Yerevan. Já a Romênia terá a chance de eliminar a Islândia em Bucareste. Na rodada final, pior para a Armênia, que recebe a Alemanha em Yerevan. A Romênia terá o jogo mais acessível, ao visitar Liechtenstein. Por fim, a Macedônia do Norte apostará suas fichas contra a Islândia em Skopje.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

As duas vagas na repescagem através da Liga das Nações

A atual edição das Eliminatórias possui um sistema diferente de classificação para a repescagem. Além das dez equipes que ficarem na segunda posição de seus grupos, também avançam dois times que foram campeões de suas chaves na última edição da Liga das Nações. Essas seleções formam um ranking, conforme suas divisões na Nations e suas pontuações.

Por esse ranking, as quatro primeiras posições são ocupadas pelas quatro finalistas da última Liga das Nações, vencedoras da primeira divisão. Na ordem: França, Espanha, Itália e Bélgica. Dessas, Itália e Bélgica já sabem que ficarão pelo menos na segunda posição de seus grupos nas Eliminatórias e, com isso, disputarão a repescagem. França e Espanha ficam com essa garantia, então. Caso as duas façam muita coisa errada nos próximos dias, terminando em terceiro de suas chaves, ainda podem ser salvas rumo à repescagem através desse mecanismo.

A tendência, entretanto, é que França e Espanha fiquem pelo menos em segundo em seus grupos. Assim, essas duas vagas extras via Liga das Nações serão distribuídas entre os campeões da segunda divisão. Na ordem, são: Gales, Áustria, República Tcheca e Hungria. Desta maneira, Gales ou República Tcheca, quem for o terceiro do Grupo E, tem grandes chances de ir para a repescagem de qualquer forma. Já a Áustria só não estará na repescagem por um vexame de França ou Espanha.

A repescagem, vale lembrar, será disputada em março. As 12 seleções sobreviventes serão sorteadas em quatro chaveamentos, com semifinais e finais. As semifinais, em jogo único, serão sediadas na casa dos times de melhor campanha nas Eliminatórias. As finais, também em jogo único, terão o mando decidido por sorteio.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo