Eliminatórias da Copa

Irã dá grande passo para ir à Copa e Japão ganha fôlego com vitória sobre o Vietnã

Dois gols nos acréscimos deram vitória ao Irã, que fica em boa situação pensando em vaga direta; Japão vence Vietnã e se recupera em grupo bem equilibrado

O Irã está muito perto da vaga na Copa do Mundo. Nesta terça-feira, os iranianos conseguiram uma vitória emocionante sobre o Líbano por 2 a 1, com dois gols nos acréscimos. Com isso, o time abriu uma grande vantagem e está perto de uma das vagas diretas para a Copa do Mundo.

O Líbano saiu em vantagem aos 37 minutos do primeiro tempo, com um gol de Soony Saad. Apesar de ter marcado, os libaneses sofreram o jogo todo. Com um time melhor, o Irã pressionou muito, mas não conseguia marcar. No primeiro tempo, o Irã já era melhor, mas no segundo tempo a superioridade foi ainda mais evidente.

O placar ficou assim até o fim do jogo. Foi só depois dos 45 minutos do segundo tempo, com os acréscimos em andamento, que o atacante Sardar Azmoun, jogador do Zenit, conseguiu o gol de empate, depois de muita, muita pressão. Ainda nos acréscimos, aos 49 minutos, Ahmad Nourollahi conseguiu marcar mais um e o Irã arrancou a virada para sair com os três pontos como visitante.

No outro jogo do Grupo A, a Coreia do Sul venceu por 1 a 0 os Emirados Árabes Unidos, com de Hee-Chan Hwang, o que manteve o time confortavelmente em segundo lugar. Foi mais uma partida que Heung-Min Son foi destaque.

Os resultados deixam o Irã em uma situação muito confortável no Grupo A. Os iranianos lideram com 13 pontos, contra 11 da Coreia do Sul, cinco do Líbano, três de Emirados Árabes e Iraque, e um da Síria. Com metade dos jogos disputados e uma vantagem de 10 pontos para o terceiro colocado, a situação do Irã é bastante tranquila.

Os dois primeiros colocados de cada grupo vão à Copa. Os terceiros colocados do grupo se enfrentam em um duelo eliminatório em ida e volta por uma repescagem mundial.

Na próxima rodada, na terça-feira, 16, o Irã enfrenta a Síria fora de casa, a Coreia do Sul visita o Iraque e o Líbano joga contra os Emirados Árabes Unidos.

Japão vence apertado o Vietnã e respira na chave

Japão, de Minamino, venceu o Vietnã (Divulgação)

O Japão começou titubeante as Eliminatórias, mas conseguiu se recuperar. Nesta terça-feira, os Samurais venceram por 1 a 0 o Vietnã, fora de casa. O gol da vitória foi marcado por Junya Ito, aos 17 minutos do primeiro tempo, em assistência de Takumi Minamino, jogador do Liverpool. Aos 44 minutos, Ito marcaria o segundo gol do Japão, que foi anulado pela arbitragem.

No segundo tempo, mesmo com muitas alterações, o Japão continuou melhor no jogo, mas sempre arriscado a tomar o gol de empate, ainda que o Vietnã fizesse pouco para ameaçar o gol de Shuichi Gonda. No fim, a vitória por 1 a 0 foi o bastante para levar os três pontos, algo crucial na briga por uma das duas vagas.

O outro resultado do Grupo B foi bastante favorável ao Japão. A Austrália, segunda colocada, recebeu a Arábia Saudita, líder, e o jogo não saiu do 0 a 0. Os australianos chegaram perto, apertaram muito especialmente no segundo tempo, mas não conseguiram o gol. O empate mantém os dois times nas mesmas posições, mas permite a aproximação do Japão.

A Arábia Saudita é líder com 13 pontos, com a Austrália tem 10 pontos, em segundo lugar. O Japão vem logo atrás, com nove pontos. Como só os dois primeiros vão à Copa do Mundo diretamente, a briga promete esquentar. Até porque a próxima rodada será muito quente: a Austrália visita a China, enquanto a Arábia Saudita visita o Vietnã. O Japão jogará novamente fora de casa, desta vez contra Omã.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo