Eliminatórias da Copa

Harry Kane reduz prejuízo da Inglaterra após experimento ‘ousado’ de Tuchel contra Andorra

Técnico é comparado ao antecessor Gareth Southgate por desempenho abaixo do esperado no duelo pelas Eliminatórias

O RCDE Stadium, na Espanha, foi palco de Andorra 0 x 1 Inglaterra neste sábado (7), jogo válido pelo Grupo K das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Harry Kane marcou o único gol da partida, mas furar a defesa adversária parecia realidade distante para os ingleses até o intervalo.

Thomas Tuchel promoveu o sistema 4-2-3-1, mas inovou nas peças escaladas ao colocar Curtis Jones na lateral direita, mesmo com Trent Alexander-Arnold, Kyle Walker e Reece James como opções. O jogador do Chelsea, inclusive, foi o escolhido para ser o lateral-esquerdo no duelo.

É de se admirar a criatividade de Tuchel e a propensão a tomar decisões ousadas. Ele tem três laterais-direitos de classe mundial no elenco e não escolheu nenhum deles para a lateral direita — comentou Rob Dorsett na “Sky Sports”.

Testes de Tuchel na Inglaterra deixam técnico pressionado

Thomas Tuchel, técnico da seleção inglesa
Thomas Tuchel, técnico da seleção inglesa (Foto: Imago)

O alemão também escolheu ir a campo com a faixa central formada por Jude Bellingham e Jordan Henderson. As mudanças não interferiram no ímpeto da Inglaterra, que teve 83% de posse de bola na etapa inaugural e registrou 10 finalizações — quatro no alvo — no primeiro tempo. Uma superioridade até natural, tendo em vista o nível do adversário.

No entanto, mesmo com a disparidade entre as seleções, a estratégia do técnico Koldo Alvarez funcionou plenamente e os visitantes encontraram dificuldades em furar o bloqueio defensivo de Andorra. Para além do mérito dos andorranos, a situação gerou dúvidas quanto aos métodos de Tuchel e até comparações com o antecessor Gareth Southgate.

— Não funcionou. Tuchel disse que poderia fazer experimentos, mas não tenho certeza do que ele aprendeu com esse primeiro tempo — exceto talvez a não testar tanto. Foi difícil discordar das vaias (dos ingleses) no apito do intervalo. Tuchel precisa repensar — declarou Dorsett.

Nas redes sociais, fãs também se manifestaram. “Todos vocês que perseguiram Southgate merecem isso. A responsabilidade é de vocês. Tuchel não vai a lugar algum com a Inglaterra”, disse um.

“Tuchel é outro Southgate. Que escalação foi aquela?”, escreveu outro.

“De alguma forma, Tuchel tornou a Inglaterra mais entediante que Southgate”, afirmou.

“Tuchel é apenas um Southgate com sotaque alemão e um boné de baseball”, comparou esse torcedor.

O resultado deixa a Inglaterra na liderança do grupo K com nove pontos, 100% de aproveitamento em três rodadas, mas preocupa ingleses pelo pouco poderio ofensivo. Outras seleções da chave são Albânia, Letônia e Sérvia, e o saldo de gols é um dos critérios de desempate.

A equipe de Tuchel volta a campo na próxima terça-feira (10), em amistoso contra Senegal no City Ground, em Nottingham.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Se formou em Comunicação Social em 2019.
Botão Voltar ao topo