Copa do MundoEliminatórias da Copa

Inglaterra está quase na Copa e ainda ajuda Escócia, que disputa com Eslováquia e Eslovênia

A Inglaterra está muito perto de garantir a sua vaga na Copa do Mundo de 2018. Os ingleses venceram a Eslováquia em Wembley por 2 a 1, de virada, e chegaram a 20 pontos. A Eslováquia ficou com 15 pontos, enquanto Eslovênia e Escócia ficaram com 14. Os eslovenos venceram a Lituânia por 4 a 0, enquanto os escoceses bateram Malta por 2 a 0. Só o primeiro colocado se classifica à Copa, enquanto o segundo vai à repescagem. É essa vaga a grande disputa neste momento.

VEJA MAIS DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA

Os ingleses estão tranquilos. A vitória por 2 a 1 veio com Marcus Rashford como um personagem do jogo. Ele errou na saída de bola e proporcionou o gol de Stanislav Lobotka, logo a três minutos. Um susto, mas Eric Dier empatou o jogo depois de escanteio cobrado por Marcus Rashford, aos 37 minutos do primeiro tempo. No segundo, o próprio Rashford marcou em um chute de fora da área, aos 14 minutos, para virar o jogo.

Leigh Griffiths comemora gol pela Escócia (Photo by Ian MacNicol/Getty Images)
Leigh Griffiths comemora gol pela Escócia (Photo by Ian MacNicol/Getty Images)

Já a Escócia se manteve viva na disputa com uma vitória por 2 a 0 sobre Malta. Christophe Berra e Leigh Griffiths marcaram os gols. A Eslovênia, por sua vez, não teve nenhuma dificuldade em vencer a Lituânia: 4 a 0, com gols de Josip Ilicic duas vezes, Benjamin Verbi e Valter Birsa. Com os resultados, os ingleses precisarão de apenas um ponto para chegar à Copa. Ou seja: teriam que perder os dois próximos jogos para ficarem fora do Mundial. A seleção dos Três Leões enfrenta a Eslovênia no dia 5 de outubro, em casa, e depois a Lituânia, no dia 8 do mesmo mês, fora de casa. Classificação que deve ser bastante tranquila.

Já a disputa pela segunda vaga deve ser bastante acirrada. A Eslováquia, derrotada pela Inglaterra, enfrenta a Escócia na próxima rodada em Glasgow. Missão dura. Porém, na última rodada, os eslovacos terão um adversário muito tranquilo: a fraca seleção de Malta. Os escoceses terão os dois adversários diretos pela frente. Além da Eslováquia, na última rodada ainda enfrenta a Eslovênia, só que fora de casa, em Ljubjana. Para garantir o segundo lugar, os escoceses precisam de duas vitórias.

A próxima data Fifa será definidora para estas seleções. A Escócia não disputa uma Copa do Mundo desde 1998, na França. A Eslováquia esteve na Copa de 2010, mas não veio ao Brasil em 2014, assim como a Eslovênia.

Quem você gostaria de ver na Copa?

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo