Eliminatórias da Copa

Goleador e garçom, Kane lidera Inglaterra em vitória protocolar contra a Albânia

Depois de golear San Marino por 5 a 0 na abertura das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022, a Inglaterra teve na Albânia um adversário um degrau acima para a segunda rodada. A disparidade técnica, ainda que menor, era inegável, e os ingleses não se complicaram. Com um gol e uma assistência do capitão Harry Kane, os Three Lions bateram os albaneses em Tirana por 2 a 0 e mantiveram seu início 100%, sem gols sofridos.

Gareth Southgate promoveu seis mudanças em relação à equipe que havia vencido San Marino. Mais notavelmente, deu a titularidade a Luke Shaw na lateral esquerda. O jogador do Manchester United não jogava pela seleção inglesa desde setembro de 2018 e voltou a ser chamado em meio a uma temporada de destaque, em que elevou seu nível após a chegada de Alex Telles como concorrente nos Red Devils. Walker, Maguire, Rice, Foden e Kane foram outros a ganharem vaga na equipe titular, enquanto Nick Pope, Stones, Kalvin Phillips, Mount e Sterling foram escalados no 11 inicial pela segunda vez seguida.

Mesmo dominante nos primeiros 30 minutos de jogo, os ingleses não conseguiam criar boas chances de gol. A primeira boa oportunidade, na verdade, veio dos pés da Albânia – e seria a única dos donos da casa. Aos 13 minutos, após escanteio inglês, os albaneses partiram em contra-ataque rápido com dois homens e um campo todo vazio. Broja avançou em velocidade pela esquerda e, na entrada da área, passou para Uzuni. Já pressionado pela defesa inglesa, o atacante bateu por cima do gol.

Com mais de 80% da posse de bola, a Inglaterra ditava o ritmo do jogo, mas não acelerava a ação ofensiva no terço final do campo, facilitando o trabalho de uma defesa aplicada e bem posicionada da Albânia. Por fim, em jogada aérea, conseguiu furar o bloqueio albanês.

Aos 38 minutos, Mount ajeitou para Luke Shaw, que cruzou de primeira para a área. Kane antecipou-se à marcação e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Berisha para abrir o placar.

Apenas quatro minutos mais tarde, Kane quase marcou novamente: após cruzamento de Sterling da esquerda, o atacante chegou na segunda trave para completar de direita e carimbou o travessão albanês.

Um dos melhores em campo na primeira etapa, Phil Foden começou quente o segundo tempo e, aos sete minutos, quase ampliou ao completar passe de Sterling e bater forte para boa defesa de Berisha, que contou ainda com a trave direita para evitar o 2 a 0. Aos 18 minutos, no entanto, o arqueiro da Spal, da Itália, não pode fazer nada diante da falha de Djimsiti.

O zagueiro errou passe na saída de bola e entregou para Sterling, que passou a Kane. Este serviu pela esquerda Mount, que dominou e bateu com estilo, no canto cruzado, para fechar a vitória.

Classements proposés par SofaScore LiveScore

Favorita em sua chave, a Inglaterra lidera com seis pontos em duas partidas e se prepara para encarar o seu oponente mais duro neste grupo I, a Polônia, de Robert Lewandowski, que empatou em 3 a 3 com a Hungria na rodada de abertura e recebe neste domingo a Andorra.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo