Eliminatórias da Copa

Fifa confirma que, com a suspensão da Rússia, a Polônia se classifica diretamente à final da repescagem

Rússia e Polônia se enfrentariam na semifinal da repescagem para a Copa do Mundo de 2022, mas os poloneses ganharam a classificação automática

Quando anunciou a suspensão da Rússia nas competições internacionais, a Fifa não tinha confirmado o que ocorreria na repescagem europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Ficava uma lacuna no torneio classificatório, que poderia ser preenchida por outra equipe ou garantir uma classificação automática. No fim das contas, a Polônia aproveita a situação. Nesta terça, a entidade oficializou que os poloneses avançam diretamente à decisão da repescagem após a exclusão dos russos.

A repescagem na Europa será disputada com semifinais e final, em jogos únicos, e apenas o vencedor de cada uma das três chaves de quatro times vai à Copa do Mundo. A Rússia enfrentaria a Polônia em Moscou, por um lugar na decisão. Com isso, os poloneses seguem em frente automaticamente e, por sorteio, ainda atuarão em casa na disputa da final. O adversário será Suécia ou República Tcheca, que se enfrentam na outra semifinal marcada para Solna, cinco dias antes.

Polônia, Suécia e República Tcheca foram centrais no processo de suspensão da Rússia. As três federações deixaram claro desde o início que, diante da invasão na Ucrânia, não se sentiam seguras para atuar em território russo. Além disso, quando a Fifa anunciou medidas brandas, a pressão aumentou diante da manifestação de poloneses, suecos e tchecos, se recusando a entrar em campo contra os russos. Só então a punição mais contundente ocorreu.

Nesta terça, a Fifa também confirmou que a partida entre Ucrânia e Escócia, que deveria acontecer em outra chave da repescagem, fica remarcada para junho – quando ocorrerão as repescagens intercontinentais. A entidade avaliou a falta de condições à seleção ucraniana na viagem até Glasgow, especialmente diante do fato de que a maior parte do elenco atua no próprio país. Com isso, a decisão também será deslocada para junho, embora a outra semifinal entre Gales e Áustria permaneça agendada para 24 de março.

“Em 3 de março de 2022, a Associação Ucraniana de Futebol escreveu à Fifa pedindo que seus jogos das Eliminatórias fossem remarcados devido à impossibilidade de organizar a viagem e o treinamento do time nas circunstâncias atuais. Após a consulta à Uefa e aos adversários na repescagem, foi unanimemente acordado aceitar esse pedido no espírito de solidariedade”, salientou a Fifa. Tal mudança ainda dependerá de uma readequação do calendário, já que a Liga das Nações começaria na Data Fifa de junho. Tal remanejamento ainda será anunciado pela Uefa.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo