Eliminatórias da Copa

Fernando Santos, técnico de Portugal: “É notória a ansiedade em Cristiano Ronaldo”

Cristiano Ronaldo tem 36 anos e segue como um dos melhores jogadores do mundo, só comparável a Lionel Messi. Apesar disso, ele tem momentos difíceis e esta Data Fifa foi um tanto difícil para o atacante. Nos dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa por Portugal, foram dois jogos sem gols e com atuações difíceis do time. O camisa 7 voltou a marcar contra Luxemburgo, na vitória por 3 a 1, e o técnico Fernando Santos ressaltou que o atacante vinha ansioso.

“Agora vai sossegar, descansar, e depois vamos pensar no Campeonato da Europa”, afirmou Fernando Santos. O treinador também avaliou que o jogador vinha muito ansioso por marcar o seu gol, depois de duas partidas sem balançar as redes e acabar o último jogo frustrado por um gol que aconteceu, mas não foi marcado – e seria o gol da vitória sobre a Sérvia, fora de casa, aos 48 minutos do segundo tempo.

“É notória a ansiedade no Cristiano. É um jogador de qualidade extra, mas, como acontece a todos, há momentos em que as coisas não querem sair. E nestes parece que complica mais. Ele tenta fazer bem e a bola não quer. Em 100 situações daquela, ele faria o gol em 99”, comentou o treinador.

“Agora vai ter tempo de repouso, que também vai ajudar seguramente. Mas é normal. Ele vem de um jogo que não correu bem, fez um golo aos 90+3’ em que Portugal ganhava e ele ia ser o herói nas páginas dos jornais. Aconteceu o que aconteceu e é uma frustração. Estas coisas, mesmo num jogador com o traquejo que ele tem, notam-se”, disse o técnico em entrevista coletiva. Cristiano Ronaldo chegou a 103 gols com a camisa da seleção portuguesa e está a apenas seis gols do recordista mundial em gols por seleções nacionais, Ali Daei, que fez 109 gols pelo Irã.

O treinador elogiou dois jogadores que entraram na partida contra Luxemburgo, Nuno Mendes e João Palhinha. “Quando os convoquei já sabia que me iam dar esta dor de cabeça e obrigar a pensar neles para o Campeonato da Europa”, avaliou.

Fernando Santos ainda elogiou a entrada de Pedro Neto, que substituiu o lesionado João Félix e teve uma boa atuação. “Teve outro movimento, outra dinâmica. Foi à procura da bola, tentou dar profundidade, participou sempre nas ações defensivas”, respondeu o treinador, que comentou sobre João Félix.

“Tem a sua forma de jogar, não é um jogador de combate, não esperamos isso dele. Tem muita qualidade técnica, pode fazer desequilíbrios, mas para isso temos de estar todos juntos, a equipa tem de ter muita dinâmica”.

Palhinha estava muito feliz com a vitória e com seu gol. “Fizemos três jogos em 72 horas, o que não é fácil, sobretudo nestes campos. É sempre difícil ganhar os jogos, estão muito caros os pontos e por vezes podemos subestimar estas equipas e isso é errado. É notório o crescimento do Luxemburgo. Já não há jogos fáceis, mas felizmente conseguimos a vitória”, afirmou o meio-campista, que comentou também sobre o seu primeiro gol por Portugal.

“Foi um momento muito emocionante e especial, ainda para mais com este grupo que tem tanta qualidade. O jogo com o Azerbaijão foi muito importante, mas mais feliz do que o golo estou com a vitória conquistada. Há um ano não pensava estar aqui, mas a verdade é que aqui estou e muito feliz por isso. Vou dar sempre o melhor de mim, esteja onde estiver”, concluiu.

No dia 4 de junho, Portugal volta a campo em um amistoso contra a Espanha, já em preparação para a Eurocopa, que começa no dia 11. Pelas Eliminatórias da Copa, Portugal volta a campo no dia 1º de setembro contra a Irlanda, em casa. Na mesma data Fifa, faz amistoso com o Catar, no dia 4, e fecha a Data Fifa com o Azerbaijão no dia 7.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo