Eliminatórias da Copa

Federação sueca confirma suspensão de Ibra com acúmulo de amarelos para início da repescagem

Ibrahimovic correu o risco de ser expulso por uma pancada nas costas de Azpilicueta, mas o amarelo já o suspende

Zlatan Ibrahimovic retornou à seleção da Suécia nesta Data Fifa após oito meses de ausência e não foi capaz de auxiliar o time na derrocada sofrida durante as Eliminatórias. Na surpreendente derrota para a Geórgia, o veterano perdeu um gol feito antes que os adversários construíssem o placar de 2 a 0. Já contra a Espanha, Ibra saiu do banco e foi mais notado pela agressão em César Azpilicueta que poderia ter rendido sua expulsão. A transmissão oficial da Uefa não mostrou, mas o centroavante ao menos recebeu o cartão amarelo, que o deixa suspenso para a semifinal da repescagem.

O lance aconteceu em uma jogada dentro da área espanhola. Ibrahimovic foi direto nas costas de Azpilicueta e acertou uma pancada com o ombro na coluna do defensor, que ainda bateu com o rosto em Aymeric Laporte. A pancada desleal poderia ter sido revisada pelo VAR, mas o árbitro Felix Brych optou por mostrar apenas o cartão amarelo – o que não foi identificado na transmissão. Ao menos, o lance nos acréscimos do segundo tempo não teria grande interferência nos rumos da classificação espanhola.

Depois do jogo, Ibrahimovic não chegou a falar sobre a suspensão: “Fizemos uma boa partida. Cometemos um erro que resultou no gol, mas no geral foi um bom jogo, tivemos boas chances e fomos melhores que eles. Temos que nos reerguer, é uma pena que tenhamos perdido. Logicamente, todos estão desapontados. Veremos como vamos chegar na repescagem. Está muito distante, não sei nem se estarei vivo até lá”.

A federação sueca tinha enviado um pedido à Fifa antes do início das Eliminatórias, para que o número de cartões amarelos que resulta na suspensão fosse aumentado. Na atual determinação, bastam dois cartões para que o jogador fique de fora do próximo compromisso. Ibrahimovic tinha recebido seu primeiro amarelo no qualificatório ainda em março, contra Kosovo.

Diretor de seleções da Suécia, Stefan Petterson afirmou que não espera uma mudança na suspensão de Ibrahimovic, mas garantiu que a federação vai reiterar sua posição sobre o baixo número de cartões que resulta na suspensão e imagina que outras seleções farão o mesmo antes da repescagem. Segundo o dirigente, Ibrahimovic também está ciente que perderá as semifinais.

Classificada para a repescagem, a Suécia disputará uma das três vagas restantes na Europa para a Copa do Mundo. Serão 12 equipes europeias classificadas a esta fase, divididas em três chaves com semifinal e final. Tanto a semifinal quanto a final serão disputadas em jogos únicos, em março, com mando garantido aos times de melhor campanha apenas durante as semis.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo