Eliminatórias da Copa

Eliminatórias na Europa: França volta a jogar mal e empata com a Ucrânia, Holanda goleia e encosta na Turquia

Franceses continuam sem jogar bem, mas seguem na liderança; Holanda goleou Montenegro em casa com grande atuação de Memphis

O sábado de Eliminatórias da Copa na Europa teve a campeã do mundo em campo, mas decepcionou mais uma vez. A equipe de Didier Deschamps não jogou grande coisa, ficou no empate com a Ucrânia, mas segue líder do seu grupo. Quem foi bem foi a Holanda, que goleou e encostou na líder Turquia, antes de enfrentar os turcos na próxima rodada. Teve também Rússia, Croácia, Dinamarca e Noruega em campo. Confira o resumo do dia.

Grupo A: A Sérvia agora é líder

No Grupo A, que tem Portugal como o principal integrante, a Sérvia assumiu a liderança depois de golear Luxemburgo por 4 a 1, enquanto a Irlanda conquistou o seu primeiro ponto, mas não tem motivos para comemorar, só para lamentar depois de sofrer para empatar em casa com o Azerbaijão.

Jogando em Dublin, a Irlanda tomou um gol de Emin Makhmudov, aos 46 minutos do primeiro tempo. Os irlandeses pressionaram muito no segundo tempo, mas o gol de empate não saía. Foi só no fim do jogo que o gol veio. Aos 42 minutos, Shane Duffy empatou o jogo em 1 a 1.

O resultado não ajudou muito os irlandeses. Foi o primeiro ponto dos irlandeses nas Eliminatórias da Copa, depois de três derrotas nos três primeiros jogos. O time está muito atrás dos rivais e já parece sem condições de chegar à Copa, a não ser que consiga vitórias contra os favoritos nos quatro últimos jogos. Parece improvável.

A Sérvia, por sua vez, está muito bem posicionada. Em Belgrado, os sérvios venceram a frágil seleção de Luxemburgo por 4 a 1 e assumiram a liderança do grupo. Aleksander Mitrovic marcou os dois primeiros gols da Sérvia, ainda no primeiro tempo, Olivier Thill diminuiu no segundo tempo, mas a Sérvia tratou de matar o jogo com um gol contra de Maxime Chanot e outro nos acréscimos de Nikola Milenkovic. Fechou a conta em 4 a 1.

Com a vitória, a Sérvia chegou a 10 pontos, igualou Portugal, mas superou os lusos no saldo de gols com um gol a mais, 5 a 4. Na próxima terça-feira, Portugal enfrentará o Azerbaijão fora de casa, enquanto a Sérvia vai até a Irlanda enfrentar o time da casa.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo D: França tropeça e Finlândia vence

No Grupo D, a Finlândia conseguiu uma vitória importante no Grupo D. Com um gol de Joel Pohjanpalo, os finlandeses venceram o jogo em Helsinki por 1 a 0. Com isso, chegaram a cinco pontos, em segundo lugar na chave, atrás da França e empatado com a Ucrânia.

Já a França teve mais uma vez uma atuação abaixo do esperado. Tomou um golaço no primeiro tempo de Mykola Shaparenko, em um belo chute de fora da área que foi no ângulo, e empatou no segundo tempo com Anthony Martial. O empate por 1 a 1 manteve os franceses na liderança, com nove pontos, enquanto os ucranianos estão em terceiro, com cinco pontos, mas saldo pior que o da Finlândia (0 a 1).

Os times voltam a campo na terça-feira, com a França recebendo a Finlândia e a Bósnia enfrentando o Cazaquistão. A Ucrânia folgará na rodada.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo F: Dinamarca, Israel e Escócia vencem

Os três primeiros colocados venceram seus jogos no Grupo F. A Dinamarca venceu a fraca Ilhas Faroe por apenas 1 a 0, com um gol que só saiu no final, quando os faroenses ficaram com um a menos. Jonas Wind marcou o gol da vitória dinamarquesa. O país nórdico é líder da chave com 15 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, Israel.

A seleção israelense recebeu a Áustria em casa e conseguiu um resultado maiúsculo: venceu por 5 a 2 e se consolidou na segunda posição. Os israelenses contaram com uma atuação de gala de Eran Zahavi, que marcou dois gols. Os outros foram marcados por Manor Salomon, Munas Dabbur e Shon Weissman. Christoph Baumgartner e Marko Arnautovic descontaram para a Áustria. Israel tem 10 pontos, cinco atrás da Dinamarca e dois à frente da Escócia.

Os escoceses, aliás, também venceram neste sábado. Com um gol de Lyndon Dykes, aos 14 minutos do primeiro tempo, a Escócia venceu por 1 a 0 a Moldávia. Chegou a oito pontos e ainda briga ao menos pela segunda posição no grupo, que dá lugar na repescagem.

Na terça-feira, a Dinamarca enfrenta justamente Israel, em casa. A Escócia também tem um jogo difícil: a Áustria, fora de casa. Por fim, o confronto dos nanicos Ilhas Faroe e Moldávia.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo G: Holanda goleia e encosta na Turquia

O Grupo G tem a Noruega e quando tem jogo da Noruega, quase sempre tem gol de Erling Haaland. O atacante marcou o primeiro gol norueguês na vitória por 2 a 0 sobre a Letônia, fora de casa. O outro gol foi marcado por Mohamed Elyounoussi. Os noruegueses estão em terceiro na tabela.

Em um confronto bastante desequilibrado, a Turquia venceu fácil Gibraltar por 3 a 0, mesmo jogando fora de casa. Halil Dervisoglu, Hakan Çalhanoglu e Kenan Karaman marcaram os gols turcos. O time é o líder da chave até aqui, mas tudo segue bastante equilibrado.

A Holanda foi quem teve a melhor atuação da rodada no grupo. Jogando em casa diante de Montenegro, venceu por 4 a 0, com dois gols de Memphis Depay, um de Georginio Wijnaldum e outro de Cody Gakpo. A Holanda é segunda colocada, um ponto atrás da líder Turquia.

A classificação mostra a Turquia em primeiro com 11 pontos, Holanda com 10, Noruega com 10, mas saldo de gols pior. Montenegro, com sete, ainda sonha com a vaga, mas já parece muito distante. A próxima rodada será decisiva: na terça-feira, a Holanda enfrenta a Turquia em casa, com a Noruega enfrentando Gibraltar e Montenegro joga contra a Letônia.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo H: Rússia e Croácia seguem empatadas

Os principais concorrentes à classificação do Grupo H venceram na rodada. Contra Chipre, fora de casa, a Rússia venceu por 2 a 0 com gols de Aleksandr Erokhin e Rifat Zhemaletdinov. Se mantiveram iguais à Croácia na pontuação, mas à frente no saldo de gols.

Já a Croácia enfrentou a Eslováquia, fora de casa, e venceu: 1 a 0. Marcelo Brozovic marcou o gol da vitória da seleção vice-campeã em 2018. Quem também venceu foi a Eslovênia, que recebeu Malta e fez 1 a 0. O gol da vitória veio com Sandi Lovric. Os eslovenos são terceiros colocados e ainda brigam por vaga na Copa.

A Rússia é líder com 10 pontos em cinco jogos, mesma pontuação da Croácia. Os russos estão à frente nos critérios de desempate: têm mais gols marcados, já que o saldo é igual. A Eslovênia vem em seguida, com sete pontos, enquanto a Eslováquia tem seis. Malta e Chipre, com quatro pontos, são meros figurantes.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo