Eliminatórias da Copa

Eliminatórias na Europa: Alemanha toma liderança com goleada, Itália empata e iguala marca histórica

Em uma rodada de goleadas, Alemanha encontrou seu caminho, ingleses e espanhóis golearam e Itália tropeçou, mas Itália iguala marca histórica

O dia de Eliminatórias da Copa na Europa teve a Alemanha muito bem, goleando a Armênia e tomando a liderança da chave, No segundo jogo de Hansi Flick à frente da seleção alemã, o time mostrou que parece já melhor do que era com Joachim Löw, mas a amostra ainda é pequena. Entre as grandes seleções, a Espanha também goleou, embora a situação continue difícil. A Polônia foi outra a golear e a Itália alcançou um recorde de invencibilidade, mas de forma amarga: com um gol no empate contra a Suíça. Confira o que rolou nos jogos do dia nas Eliminatórias da Copa na Europa.

LEIA TAMBÉM: Eliminatórias na Europa: França volta a jogar mal e empata com a Ucrânia, Holanda goleia e encosta na Turquia

Grupo B: Na folga da Suécia, Espanha goleia

A Espanha conseguiu se recuperar da derrota diante da Suécia. Contra a Geórgia, em casa, venceu por 4 a 0 com gols de José Luis Gayà, Carlos Soler, Ferran Torres e Pablo Sarabia marcaram os gols do time. Com isso, os espanhóis chegaram a 10 pontos e são líderes provisórios. E são provisórios porque têm cinco jogos, enquanto a Suécia, com nove pontos, tem três.

No outro jogo do grupo, Kosovo e Grécia ficaram no empate por 1 a 1. Anastasios Douvikas marcou 1 a 0 para a Grécia, fora de casa, mas nos acréscimos, Vedat Muriqi empatou o jogo para os kosovares. Kosovo tem quatro pontos em quatro jogos, enquanto a Grécia tem três pontos em três jogos.

Na próxima rodada, na quarta-feira, dia 8, Kosovo recebe a Espanha e a Grécia recebe a Suécia. A disputa pelo primeiro lugar da chave, que dá vaga na Copa, será intensa. O segundo colocado vai à repescagem.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo C: Itália tropeça de novo, mas mantém invencibilidade

Chiellini, da Itália, disputa com Seferovic, da Suíça (Imago / OneFootball)

Os italianos mais uma vez tropeçaram nesta data Fifa e empataram por 0 a 0 com a Suíça, fora de casa. Foi um jogo que o goleiro Yann Sommer conseguiu uma partida de gala, como já aconteceu também na Euro 2020. Jorginho, inclusive, perdeu um pênalti. Com isso, os italianos quebraram um recorde: chegaram a 36 jogos de invencibilidade, mas certamente preferiam ter essa marca de outra forma. Os italianos igualaram a marca de 36 jogos do Brasil invicto de 1993 a 1995.

No outro jogo da chave, a Bulgária venceu por 1 a 0 a Lituânia. Ivajlo Chochev marcou o gol da vitória. A Bulgária chegou assim a cinco pontos em cinco jogos, mas a Suíça, com sete pontos em três jogos, é quem está em melhor situação. A Itália tem 11 pontos em cinco jogos e é a líder da chave.

Na próxima rodada, na quarta-feira, a Itália enfrenta a Lituânia, enquanto a Suíça visita a Irlanda do Norte. Os lituanos perderam seus quatro jogos até aqui. A Irlanda do Norte tem quatro pontos e é a quarta colocada.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo E: Gales vence e Bélgica passeia contra tchecos

Gales abriu os jogos do Grupo E neste domingo com uma agonizante vitória de virada sobre Belarus, fora de casa, por 3 a 2. Aliás, foi um jogo de duas viradas. Os galeses saíram na frente, tomaram a virada, depois viraram de novo. Gareth Bale foi o grande destaque, com três gols.

A Bélgica, por sua vez, venceu a República Tcheca por 3 a 0 em casa. Romelu Lukaku, Eden Hazard e Alexis Saelemaekers marcaram os gols do time na partida. Foi uma grande atuação de Hazard, destaque do jogo.

Com a vitória, a Bélgica chega a 13 pontos, líder, em cinco jogos disputados. A República Tcheca tem sete pontos em cinco jogos e é seriamente ameaçada por Gales, que tem seis pontos em apenas três jogos. Na quarta-feira, a Bélgica visita Belarus, enquanto Gales joga contra a Estônia.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo I: Goleadas de Inglaterra e Polônia

Os dois principais times do Grupo I venceram por goleada. A Inglaterra venceu Andorra por 4 a 0 na volta a Wembley, com gols de Jesse Lingard, duas vezes, Harry Kane e Bukayo Saka. Um jogo que os ingleses jogaram com uma equipe quase toda reserva.

A Polônia visitou San Marino e venceu por 7 a 1. Robvert Lewandowski marcou dois gols, Karol Swiderski marcou outro, Karol Linetty fez mais um, Adam Buksa marcou outros três e completou os sete gols poloneses. Nicola Nanni descontou para San Marino. A Albânia também venceu neste domingo: bateu a Hungria por 1 a 0, gol de Armando Broja.

A classificação tem a Inglaterra em primeiro lugar, com a Polônia em segundo, com 10. Albânia é a terceira com nove, seguida da Hungria com sete. Na próxima rodada, na quarta-feira, a Polônia enfrenta a Inglaterra em casa, com a Hungria pegando a Polônia e a Albânia recebendo San Marino.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Grupo J: Alemanha toma a liderança da Armênia

A Islândia empatou por 2 a 2 com a Macedônia do Norte no jogo de abertura da rodada no Grupo J. Em casa, os islandeses saíram perdendo por 2 a 0, gols de Darko Velkovski e Ezgjan Alioski no primeiro tempo. O empate veio no segundo tempo, com Brynjar Ingi Bjarnason e Andri Gudjohnsen. A Romênia venceu o Liechtstein por 2 a 0, gols de Alin Tosca e Cristian Manea.

A Alemanha conseguiu um resultado maiúsculo. Goleou a seleção que liderava o grupo, Armênia, por 6 a 0 em casa. Desde o começo do jogo, os alemães mandaram na partida. Serge Gnabry marcou os dois gols logo no começo da partida. Marco Reus, Timo Werner, Jonas Hofmann e Karim Adeyemi marcaram os outros gols dos alemães.

Com esses resultados, a Alemanha lidera a chave com 12 pontos em cinco jogos, superando a Armênia, que tem 10. A Romênia, com nove pontos, é terceira, com a Macedônia do Norte em quarta. A Islândia, com quatro pontos, já parece fora da briga. Liechtenstein é o saco de pancadas do grupo, sem pontos.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo