Eliminatórias da Copa

Eliminatórias na Concacaf: Canadá goleia Panamá no confronto direto e retoma a terceira posição ao final da Data Fifa

Canadá virou para cima do Panamá em Toronto e fechou a rodada na zona de classificação direta

A rodada desta quarta-feira no octogonal final das Eliminatórias da Concacaf contou com a recuperação de seleções que se candidatam à Copa do Mundo de 2022. E o principal resultado foi registrado pelo Canadá. Depois de dois empates nesta Data Fifa, os Canucks venceram o confronto direto com o Panamá, num placar expressivo: golearam por 4 a 1. Os três pontos botaram os canadenses em terceiro, na zona de classificação ao Catar, e jogaram os panamenhos para a repescagem. A noite também contou com a virada dos Estados Unidos para cima da Costa Rica e mais um triunfo do México, que já abre seis pontos de vantagem na zona de classificação direta ao Mundial, depois de seis rodadas disputadas.

O Canadá recebeu o Panamá em Toronto e, mesmo cedendo o primeiro gol, atropelou por 4 a 1. Rolando Blackburn apareceu livre na área para anotar o tento panamenho aos cinco minutos. Em meio à pressão canadense contra o goleiro Luís Mejía, o empate saiu aos 28. Alphonso Davies proporcionava os melhores lances dos Canucks e, após a cobrança de escanteio fechada, Michael Murillo desviou contra o próprio patrimônio. Ainda houve uma reclamação de pênalti favorável aos anfitriões ignorada pela arbitragem pouco depois.

O segundo tempo ficou mais aberto. O Panamá conseguia dominar a posse de bola, mas isso criou espaço aos contragolpes do Canadá – o que se provou fatal. A virada, aos 21, surgiu numa arrancada de Alphonso Davies pela direita após roubar a bola. O jovem invadiu a área e chutou no contrapé de Mejía. Cinco minutos depois, Richie Laryea descolou um lindo cruzamento para Tajon Buchanan escorar de cabeça. Já aos 33, sem que ninguém cortasse o cruzamento de Davies, Jonathan David arrematou com toda tranquilidade. Festa canadense por um resultado excelente às pretensões do país, fora das Copas desde 1986.

Em Columbus, os Estados Unidos venceram a Costa Rica por 2 a 1, mas também tomaram um susto logo cedo. O gol dos Ticos aconteceu no primeiro minuto, em passe que Keysher Fuller completou na banheira, mas em condições legais graças à presença de Sergiño Dest fora do campo. O lateral, pelo menos, se redimiu para buscar o empate com 25 minutos. E foi um golaço de canhota, com um chute sinuoso que saiu do alcance de Keylor Navas. O goleiro costarriquenho precisou sair no intervalo, lesionado, e o substituto Leonel Moreira não deu conta do recado. O gol da vitória do US Team, aos 21 da segunda etapa, saiu com colaboração do arqueiro reserva. Timothy Weah carimbou a trave, a bola bateu nas costas de Moreira e entrou.

Na visita a San Salvador, o México superou El Salvador por 2 a 0. O primeiro gol de El Tri veio com 30 minutos, em escanteio cobrado por Tecatito Corona para Héctor Moreno guardar de cabeça. Os salvadorenhos tiveram uma expulsão logo aos três minutos do segundo tempo, quando Mario Jacobo matou uma chance clara dos visitantes no limite da grande área, mas Néstor Araújo também recebeu o segundo amarelo e reduziu os mexicanos a dez homens. Por fim, nos acréscimos, Raúl Jiménez selou o triunfo para o México numa cobrança de pênalti.

Na parte inferior da tabela, a Jamaica venceu a primeira nas Eliminatórias e aprofundou a crise de Honduras, que amarga a lanterna. Os Reggae Boyz anotaram 2 a 0 na visita a San Pedro Sula. Mesmo com o domínio hondurenho na posse, os jamaicanos eram bem mais agressivos e abriram a contagem aos 38, num lance oportunista de Kemar Roofe para desviar a batida de Shamar Nicholson. Já no segundo tempo, Honduras bombardeou a meta adversária com 15 finalizações. O gol, todavia, saiu do outro lado – num dos únicos dois arremates da Jamaica na etapa final. Aos 34, Oniel Fisher bateu no cantinho.

O México chegou aos 14 pontos na rodada, seguro na primeira colocação. Os Estados Unidos se recuperaram da derrota para o Panamá e alcançaram os 11 pontos. Já o Canadá, ainda invicto, completa a zona de classificação direta com 10 pontos. Os Canucks ultrapassaram o Panamá, que fica em quarto lugar, com oito pontos, e hoje iria à repescagem. Costa Rica, com seis, vem logo atrás, com Jamaica e El Salvador contabilizando cinco pontos. Honduras, única equipe sem vencer no octogonal, é lanterna com três pontos.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo