Eliminatórias da Copa

Eliminatórias da África: Senegal e Marrocos mantém 100% de aproveitamento na segunda fase

Com gols de Baldé e Mané, os senegaleses já vislumbram a terceira e última fase das Eliminatórias

O formato das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2022 ainda vai testar muito cardíaco até o seu desfecho. Chegamos à metade da segunda fase e algumas seleções já começam a nadar de braçada rumo à última e crucial parte do torneio. Neste sábado, houve partidas dos grupos G, H e I. Senegal, Gana e Marrocos fizeram a sua parte e mantiveram a ponta de seus respectivos grupos.

LEIA MAIS: Egito desbanca a Líbia e toma a liderança, enquanto Argélia e Costa do Marfim seguem na ponta

Grupo G: Disputa entre África do Sul e Gana promete

Favoritas da chave G, África do Sul e Gana fizeram a parte que lhes cabia na rodada de hoje. Ambas venceram por 3 a 1 e se mantiveram firme na briga pela vaga na próxima fase. Os Bafana Bafana passaram pela Etiópia, com alguma dificuldade, consolidando o triunfo apenas nos 20 minutos finais. Até os 70, o placar marcava 1 a 1. Mas Mothobi Mvala e Evidence Makgopa selaram a segunda vitória sul-africana, crucial para a ambição de lutar pela vaga no mata-mata. Já Gana, que possui bastante talento e experiência, venceu Zimbábue com gols de Mohammed Kudus, Thomas Partey e André Ayew. Jordan Ayew, irmão de André e filho do lendário Abedi Pelé, também esteve como titular na partida. Os ganeses chegaram aos seis pontos e perseguem os Bafana Bafana bem de perto.

Grupo H: Senegal atropela a Namíbia e segue imbatível

Foi uma tarde inspirada para o perigoso ataque de Senegal, em que quase todo mundo do setor deixou sua marca. Diante da Namíbia, o placar de 4 a 1 refletiu o volume de jogo do time treinado por Aliou Cissé. O passeio começou cedo, aos 10 minutos, com Idrissa Gana Gueyé e foi se intensificando até o fim da segunda etapa. Houve tempo para gols de Famara Diédhiou, Sadio Mané e Keita Baldé, que veio do banco para fechar a conta. Joslin Kamatuka descontou para a Namíbia. O resultado colocou Senegal em ótima situação, somando 9 pontos em três jogos, abrindo cinco de vantagem para a própria Namíbia, que vem atrás, com apenas 4.

Grupo I: Marrocos se firma no topo da chave

Sem nenhum esforço, os marroquinos também capricharam contra Guiné-Bissau e estão bastante próximos da classificação para a próxima fase. Com o placar de 3 a 0, que foi praticamente resolvido em 45 minutos, a seleção de Marrocos chegou aos nove pontos, abrindo cinco para os rivais de hoje. Ayoub El Kaabi (2x) e Aymen Barkok abriram 2 a 0 em apenas 20 minutos, facilitando a missão da equipe marroquina. Quando o segundo tempo começava a ficar morno, El Kaabi fechou a conta. Na outra partida da chave, a Guiné empatou com o Sudão, praticamente eliminando as duas equipes da competição.

Onde assistir e o que virá pela frente na terceira fase

Vale sempre lembrar que o canal da FIFA no Youtube transmite ao vivo todas as partidas das Eliminatórias da África para o Mundial de 2022. É o jeito mais prático de acompanhar a ação nesta segunda fase. E se esses grupos já empolgam, a terceira fase será ainda mais interessante: apenas o líder de cada um dos 10 grupos avança para o último estágio, que sorteará cinco confrontos entre os campeões da segunda fase, em jogos de ida e volta. Os vencedores destes cinco encontros estão classificados para a Copa do Mundo.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo