Eliminatórias da Copa

Eliminatórias da África: Nigéria vence e respira na ponta da tabela do Grupo C

Osimhen sacramentou a vitória contra a República Centro-Africana com um gol antes do intervalo

Quatro grupos completaram a rodada das Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2022 neste domingo. No jogo mais importante do dia, a Nigéria deu o troco na República Centro-Africana e se isolou na ponta de sua chave, após vencer por 2 a 0. O gol decisivo foi marcado por Victor Osimhen, pouco antes do intervalo.

LEIA MAIS: Eliminatórias da África: Senegal e Marrocos mantém 100% de aproveitamento na segunda fase

A segunda fase teve outros jogos neste domingo, encaminhando a situação para as rodadas finais, quando conheceremos os dez países classificados que jogarão a vida para chegar à Copa do Mundo no Catar. O destaque, naturalmente, fica com a Nigéria, mas fiquemos atentos às outras histórias do dia:

Grupo B: Tunísia sorri com tropeço de concorrentes

A Tunísia nem precisou entrar em campo para ter motivos para sorrir na rodada. Antes mesmo de jogar, às 16h, fora de casa contra a Mauritânia, a equipe tunisiana comemorou o empate entre Zâmbia e Guiné Equatorial, que se anularam em um placar de 1 a 1. A notícia foi razoável, não boa para a Tunísia, líder, porque a Guiné parou nos 7 pontos. Mas na hora de fazer a própria parte, no entanto, os tunisianos não saíram do 0 a 0 contra a Mauritânia e desperdiçaram uma chance dourada de abrir vantagem.

Grupo C: Em situação turbulenta, Nigéria respira aliviada

A vitória foi crucial para os nigerianos, que precisavam abrir distância na liderança. Na última rodada, justamente contra a República Centro-Africana, uma derrota por 1 a 0 nos acréscimos da segunda etapa complicou os Super Águias na busca pela vaga na terceira fase. Sem dar chance para o azar na revanche, a Nigéria resolveu tudo antes do intervalo, com gols de Leon Balogun aos 29 e Osimhen aos 46. A turbulência fora de campo atrapalhou o rendimento do time, já que virou de conhecimento público que o técnico Gernot Rohr não recebe há sete meses. O alemão aceitou uma redução de salário para que a Federação Nigeriana pudesse garantir seus salários.

Com o triunfo, os nigerianos subiram para os 9 pontos, deixando a República Centro-Africana na lanterna, com 4. Mas a chave está embolada: Cabo Verde e Libéria também estão no páreo e em questão de duas rodadas, tudo pode mudar. Os cabo-verdianos venceram a Libéria no último suspiro do jogo, graças a Ryan Mendes, mantendo a briga bastante interessante para a arrancada decisiva. A rodada final reserva um Nigéria x Cabo Verde, e quem vencer, segue adiante.

Grupo E: Mali segura a liderança, mas situação ainda está aberta

Mali e Quênia fizeram um jogo bastante disputado e com placar magro. O 1 a 0 para os malineses foi consolidado com gol de Ibrahima Kone. De vitória em vitória, o Mali, que ainda não sofreu gols em quatro partidas, vai chegando perto da terceira fase, mas a situação da chave E ainda é bem apertada. Uganda, que venceu duas e empatou outras duas, está na cola com oito pontos. Nesta rodada, os ugandenses venceram Ruanda pelo placar mínimo e seguiram firmes na luta, sem se desgarrar dos líderes.

Grupo J: Tanzânia lidera chave imprevisível e sonha com mata-mata

Em duelo direto pela ponta da chave J, a Tanzânia deu um passo fundamental ao vencer Benin por 1 a 0, com gol de Simon Msuva. O tento, que saiu logo no início do primeiro tempo, deu tranquilidade aos tanzanianos para o restante do confronto. Agora, eles lideram o grupo com a mesma pontuação do Benin, e praticamente decidirão quem sobrevive à segunda fase. Quem está de olho na disputa é a República Democrática do Congo, que vem com cinco pontos e pode capitalizar em cima de eventuais tropeços. O problema é que os próprios congoleses vacilaram e sofreram uma derrota inesperada para Madagascar, que sequer tinha pontuado no grupo ainda. O grupo J é o que promete mais emoções nas rodadas finais.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo