Eliminatórias da África: Gana elimina a África do Sul no detalhe e avança para o mata-mata
Vitória dos Estrelas Negras em duelo direto com os Bafana Bafana agitou o domingo no continente africano
Neste domingo, quatro grupos das Eliminatórias da África tiveram partidas, o que nos deixa cada vez mais perto de conhecer os 10 classificados para a próxima fase, um mata-mata imperdível no qual os cinco vencedores seguem para o Catar a fim de disputar a Copa do Mundo de 2022. O jogão do dia foi entre Gana e África do Sul, na chave G. Mas vamos ver um resumo do que melhor aconteceu nos outras chaves.
Eliminatórias da África: Penúltima rodada encaminha drama e grandes duelos nos grupos B, C e D
Com os resultados de hoje, chegamos a seis equipes garantidas no mata-mata africano: Egito, Gana, República Democrática do Congo, Marrocos, Mali e Senegal. Outras chaves tiveram confrontos decisivos: E, G, H e J viram duelos que aumentam ainda mais a tensão para a rodada final, naquela que é a Eliminatória mais emocionante dentre todos os continentes.
Grupo E: Mali abre vantagem para os demais e vai tranquilo para o mata-mata
Mali nem precisava vencer hoje, mas ainda assim venceu Uganda em sua última partida na segunda fase. A vitória por 1 a 0 foi encaminhada logo cedo. Aos 19, Kalifa Koulibaly fez o gol de sua seleção, que administrou pacientemente o placar até o fim. O triunfo fez com que os malineses abrissem oito pontos na tabela. Não é pouca coisa: agora eles chegam bastante motivados para o mata-mata.
Grupo G: Gana brilha em decisão e acaba com o sonho sul-africano
No grande jogo deste domingo nas Eliminatórias da África, Gana e África do Sul duelaram por uma vaga na terceira fase. A partida, disputada na casa dos Estrelas Negras, acabou resolvida por um pênalti na primeira etapa, cometido por Rushine De Reuck, puxando André Ayew pelas costas. O interminável Ayew bateu e fez para garantir a vitória.
Não houve muitos lances de ataque, tirando uma saída desengonçada do goleiro dos Bafana Bafana, Ronwen Williams, que quase desencadeou em um gol de Gana, de trás da grande área. Mas não foi essa trapalhada que definiu o destino dos sul-africanos. Madura e com confiança para virar a situação na última rodada, a equipe ganense treinada por Milovan Rajevac se aproxima de mais uma Copa. Já não se pode mais falar em falta de experiência para um time tão acostumado aos grandes torneios. Com 13 pontos e resolvendo sua vida no saldo de gols, Gana sobrevive. E a África do Sul terá de esperar mais quatro anos se quiser viver novamente a febre de 2010.
Grupo H: Senegal bonito demais na fita
Não havia qualquer obrigação de vitória em Senegal, que recebeu o Congo neste domingo já com a vida resolvida. Ignorando a desimportância da partida, os senegaleses fizeram 2 a 0 no placar, com dois gols de Ismaïla Sarr, para garantir os 16 pontos na campanha, que foi quase perfeita. Apenas um empate diante de Togo tirou o brilho da equipe de Aliou Cissé. Sem Sadio Mané, lesionado após a última rodada, o time de Senegal foi para o campo com a mesma postura decisiva e fez valer seu bom momento. Estarão no mata-mata com pinta de favoritismo.
Grupo J: República Democrática do Congo derruba Benin na hora certa
Abrindo os trabalhos do domingo, a República Democrática do Congo passou pelo Benin e se tornou a quinta equipe classificada para a fase final. Em casa, com apoio maciço da torcida, a equipe congolesa abriu o placar e encaminhou a vitória logo aos 10 minutos, com Dieumerci Mbokani. A confirmação da liderança só veio, no entanto, aos 75, com Ben Malango. O confronto, que encerrou a tabela do grupo, era de fato uma espécie de final para os congoleses, que conseguiram reverter uma situação que a princípio parecia complicada, já que Benin liderava com 10 pontos e acabou ficando de fora por conta da derrota. A Tanzânia, que acompanhava de perto o desenrolar da partida, parou nos 8 pontos por não ter conseguido superar Madagascar no outro jogo do horário. Ao fim, a disputa foi bem próxima e o Congo riu por último com a vaga na terceira fase.