Eliminatórias da Copa

Dzyuba lidera vitória da Rússia sobre a Eslovênia e cola em Kerzakhov na artilharia histórica da seleção

A Rússia deu sequência a seu início positivo nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 com um importante triunfo por 2 a 1 sobre a Eslovênia, neste sábado (27), pela segunda rodada da classificatória. Referência no ataque, Artem Dzyuba esteve à altura do desafio e marcou os dois gols russos no duelo, colando em Kerzakhov na artilharia histórica da seleção russa.

Em um jogo parelho, com chances para ambos os lados, Dzyuba fez a diferença aos russos em seu melhor estilo: na força e na precisão de suas finalizações. No primeiro tempo, aos 21 minutos, ganhou pelo alto para tocar com Kuzyaev, recebeu de volta e bateu rasteiro, no canto direito, para tirar do alcance de Jan Oblak.

Ainda na primeira etapa, aos 35, Golovin arriscou de fora da área, contou com um desvio para encobrir o goleiro esloveno, mas viu a bola carimbar o travessão. No rebote, Dzyuba dominou com o peito, levantou a bola para passar por dois adversários e, na disputa de força, protegeu a posse até a finalização no mesmo canto direito de Oblak.

Com os dois tentos, Dzyuba chegou a 29 com a camisa da seleção russa e agora está a apenas um do maior artilheiro da equipe, Aleksandr Kerzhakov, já aposentado. O detalhe é que Kerzhakov marcou seus 30 gols em 92 jogos, contra 29 em 49 de Dzyuba.

A resposta da Eslovênia foi imediata e veio em grande estilo. Aos 36, em transição rápida, Miha Zajc lançou Josip Ilicic, e o jogador da Atalanta acertou um bonito chute de primeira de fora da área, aproveitando posicionamento ruim de Anton Shunin, para marcar um belo e gol e diminuir para 2 a 1.

Classements proposés par SofaScore LiveScore

A Rússia alternou bons momentos com outros de pressão da Eslovênia. Com a bola, trabalhava com calma e trocava bons passes, procurando constantemente Dzyuba, sua referência. A saída de Golovin logo nos primeiros minutos do segundo tempo possivelmente afetou a construção ofensiva dos russos, embora seu substituto, Aleksei Miranchuk, tenha entrado bem.

A Eslovênia intensificou suas ações na segunda metade da etapa final, mas não conseguiu o gol de empate para manter a invencibilidade após a boa estreia com vitória por 1 a 0 sobre a Croácia.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo