Eliminatórias da Copa

Depois de oito meses, Ibrahimovic volta à seleção sueca para a reta decisiva das Eliminatórias

Ibrahimovic perdeu os últimos compromissos da Suécia por lesão, mas poderá ajudar na conquista da vaga direta contra a Espanha

Zlatan Ibrahimovic será uma das principais novidades da Data Fifa, ao ser convocado pela Suécia para a reta decisiva das Eliminatórias. Desde que retornou à equipe nacional, depois de cinco anos longe, o veterano disputou apenas dois compromissos com os escandinavos. Recuperado das lesões que o afastaram da equipe desde março, Ibra tentará contribuir para a classificação direta dos suecos ao Mundial. O time dirigido por Janne Andersson encarará Geórgia e Espanha fora de casa. Se empatarem ou vencerem os georgianos, mesmo que a Roja derrote a Grécia na penúltima rodada do qualificatório, os auriazuis jogarão pelo empate contra os espanhóis em Sevilha na rodada final para ficar com a vaga e mandar os concorrentes para a repescagem.

Ibrahimovic tinha se aposentado da seleção depois da Euro 2016, mas retornou às convocações em março de 2021, às vésperas de outra Eurocopa. O centroavante participou das vitórias sobre Geórgia e Kosovo pelas Eliminatórias da Copa, com assistências em ambos os duelos. Porém, uma lesão no joelho o impediu de disputar o torneio continental e também a Data Fifa de setembro. Já em outubro, uma contusão no tendão de Aquiles manteve o veterano fora da convocatória.

Quando atuou pelo time em março, Ibrahimovic foi titular no ataque e compôs dupla com Alexander Isak, em excelente fase pela Real Sociedad. Robin Quaison, Viktor Gyökeres e Dejan Kulusevski são outras opções para a dupla de ataque dos suecos nesta Data Fifa. Vale destacar também o meia Emil Forsberg, referência técnica da equipe e principal destaque do país na Euro 2020.

Nesta temporada, Ibrahimovic disputou seis partidas pelo Milan, a maioria desde a volta em meados de outubro. O atacante contribuiu com três gols e duas assistências, sendo um dos destaques na vitória sobre a Roma na rodada passada da Serie A. O centroavante de 40 anos, entretanto, disputou apenas dois duelos como titular e somente nos 4 a 2 sobre o Bologna é que permaneceu durante os 90 minutos em campo. O mais provável é que acabe poupado ao menos em parte do embate com a Geórgia.

“Tenho boas esperanças de que Zlatan estará apto para participar dos jogos e contribuir com o time. Tivemos muito contato e ele está ansioso para retornar à seleção. É claro que é bom para nós contar com um jogador tão bom, com tanta experiência numa situação crucial. Vimos recentemente as muitas qualidades que ele tem e ele permite que possamos jogar de maneira diferente se precisarmos. É bom contar com ele”, comentou Janne Andersson. “Será uma Data Fifa divertida. Algo especial será decidido. Agora precisamos ser os melhores para conquistar a vaga na Copa. Quando olhamos para trás, vemos que nos colocamos em uma boa situação e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para aproveitar a vantagem”.

A Suécia soma 15 pontos no Grupo B, contra 13 da Espanha. Em 11 de novembro, os suecos pegam a Geórgia em Batumi e os espanhóis visitam os gregos em Atenas. Já o confronto direto acontecerá em 14 de novembro, no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. Em caso de empate no jogo e em pontos, os escandinavos levam a melhor nos critérios de desempate por terem vencido o primeiro duelo contra os ibéricos – triunfo por 2 a 1 em Solna. Apenas o líder da chave conquista a vaga direta na Copa, enquanto o segundo colocado terá que disputar a repescagem – desta vez com apenas três vagas oferecidas aos 12 sobreviventes na Europa.

Abaixo, a convocação completa:

Goleiros: Pontus Dahlberg (Doncaster Rovers); Robin Olsen (Sheffield United); Kristoffer Nordfeldt (AIK)

Defensores: Emil Krafth (Newcastle), Martin Olsson (Malmö FF), Victor Nilsson Lindelöf (Manchester United), Joakim Nilsson (Arminia Bielefeld), Alexander Milosevic (AIK), Ludwig Augustinsson (Sevilla) Daniel Sundgren (Aris), Sebastian Holmén (Çaykur Rizespor)

Meio-campistas: Kristoffer Olsson (Anderlecht), Jesper Karlsson (AZ), Mattias Svanberg (Bologna), Albin Ekdal (Sampdoria), Jens Cajuste (Midtjylland), Victor Claesson (Krasnodar), Emil Forsberg (RB Leipzig), Magnus Eriksson (Djurgardens), Ken Sema (Watford), Oscar Lewicki (Malmö FF)

Atacantes: Zlatan Ibrahimovic (Milan), Robin Quaison (Al-Ettifaq), Dejan Kulusevski (Juventus), Victor Gyökeres (Coventry), Alexander Isak (Real Sociedad)

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo