Eliminatórias da Copa

‘A convocação de Neymar para a Seleção foi uma piada’

No Trivela FC, Tim Vickery comentou a convocação de Neymar para a Seleção Brasileira e criticou a escolha de Dorival

O retorno de Neymar à seleção brasileira foi mais curto do que o esperado. Pouco mais de uma semana se passou entre a convocação do camisa 10 do Santos — que voltou à lista de Dorival Júnior após mais de um ano — e o seu corte com uma lesão na coxa esquerda.

A mesma lesão que, inclusive, deixou o jogador fora do clássico contra o Corinthians, na semifinal do Paulista, que selou a eliminação do Santos da competição, no início do mês de março.

E o que era expectativa de ver novamente o principal nome da atual geração brasileira, virou frustração, tanto para os torcedores quanto para o técnico da Seleção. Afinal de contas, a convocação do camisa 10 foi precipitada?

Números de Neymar pelo Santos em 2025

  • Jogos: 7
  • Gols: 3
  • Assistências: 3
  • Minutos em campo: 550
Neymar comemorando gol pelo Santos. Foto: Imago
Em seu retorno ao Santos, Neymar fez 7 jogos e 3 gols. Foto: Imago

‘Com a bola rolando Neymar não estava rendendo'

Durante participação no Trivela FC, novo programa de todas as terças-feiras, no canal da Trivela no YouTube, Tim Vickery, colunista – e agora também comentarista – da Trivela, discordou da decisão de Dorival de convocar Neymar para os duelos contra Colômbia e Argentina, nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

A convocação de Neymar foi uma piada. Eu não descarto um futuro para Neymar na seleção brasileira, mas nos poucos jogos onde tudo que ele fazia era bola parada. Com a bola rolando ele não estava rendendo. O próprio Dorival fala ‘não temos grandes esperanças' [para o retorno de Neymar], então pareceu uma coisa de pânico — destacou Tim, no Trivela FC.

Desde que chegou ao time da baixada, Neymar entrou em campo sete vezes, somando três gols e três assistências. O último jogo da estrela santista aconteceu no dia 3 de março, contra o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Paulistão, vencido pelo Peixe por 2 a 0. O camisa 10, por sinal, fez um dos gols.

Aos 30 do segundo tempo, porém, Neymar pediu substituição e deixou o campo sentido dores que, àquela altura, não pareciam ser algo grave, mas acabou o tirando do jogo seguinte, contra o Corinthians, na semifinal do Paulista, e para os jogos da seleção brasileira.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

‘Falta de confiança no elenco': Tim critica decisão de Dorival Júnior

Além de Neymar, o treinador da Amarelinha ainda precisou lidar com outras duas baixas: Endrick, do Real Madrid, Danilo, do Flamengo, e Ederson, do Manchester City, também foram cortadas. Alex Sandro, também do Flamengo, e Lucas Perri, do Lyon, herdaram a vaga.

Com apenas sete jogos e ainda em processo de recuperar o ritmo ideal de jogo com a camisa do Santos, a decisão de convocar Neymar acabou sendo um erro de Dorival. Fato esse visto como falta de confiança em seu elenco pelo comentarista. Um gesto de fraqueza.

— É um grande gesto de falta de confiança no elenco que ele tem. ‘Estamos tão desesperados que precisamos da volta de um Salvador'. É um ‘El Cid', vamos amarrá-lo no cavalo e mandá-lo para o campo. Fraqueza. A diferença que um técnico faz é muito grande — disse Tim.

Neymar deixou o campo lesionado. Foto: Imago
Neymar deixou o campo lesionado nas quartas de final contra o Red Bull Bragantino. Foto: Imago

A história de El Cid diz respeito ao cavaleiro medieval Rodrigo Diaz de Vívar, que teria vivido no início do século 11, em Valência, na Espanha. A lenda conta que ele “venceu” uma batalha mesmo após falecer.

No dia anterior a um confronto contra os Mouros, o cavaleiro morreu em sua cama, longe das batalhas. Temendo que os adversários pudessem ganhar confiança com a morte do cavaleiro, os soldados do seu batalhão amarraram o seu corpo ao seu cavalo e o colocaram na linha de frente, o que afugentou a tropa rival, que acabou sendo derrotada.

Mas o que isso tem a ver com Neymar? Sem ele, a Seleção tem deixado a desejar nas Eliminatórias. Nos oito jogos da Seleção no torneio classificatório desde a lesão ligamentar de Neymar, contra o Uruguai, em outubro de 2023, a seleção entrou em campo oito vezes, com três derrotas, três vitórias e dois empates.

Com Neymar em campo, a única derrota do time foi justamente no jogo em que ele se lesionou contra o Uruguai, por 2 a 0. Antes da lesão, o Brasil venceu dois e empatou apenas um jogo. A lesão ainda fez o brasileiro ser um desfalque na Copa América de 2024, ainda nas quartas de final, também para o Uruguai, nos pênaltis.

Assista ao Trivela FC no YouTube

O leitor da Trivela agora tem um novo compromisso semanal. Nesta terça-feira (21) a Trivela lançou em seu canal do YouTube seu novo programa: Trivela FC. Comandado por Márcio Júnior, sempre às 15h, com a participação dos colunistas Tim Vickery e Andrey Raychtock para debater e contar histórias do que há de melhor e mais interessante no esporte.

Os sete primeiros episódios que foram ao ar estão disponíveis completos no YouTube da Trivela para você ver e rever. Aproveite e siga o canal da Trivela.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo