Eliminatórias da Copa

Com regras estritas, Alemanha libera a entrada de jogadores em atividade no Reino Unido para as Eliminatórias

As restrições de viagens entre países por conta da pandemia provocaram o adiamento da rodada nas Eliminatórias Sul-Americanas, mas também afetam diretamente o início das Eliminatórias na Europa. Há impedimentos dentro do continente, que geraram a mudança de local em jogos das copas europeias, e afetam também as convocações. Dentro desta perspectiva, as autoridades alemãs emitiram uma concessão especial para que os atletas em atividade na Premier League entrem no país sem a necessidade de quarentena. Serão dois jogos na Alemanha durante a próxima Data Fifa, ambos na cidade de Duisburg, contra Islândia e Macedônia do Norte. Entretanto, tais convocados precisarão cumprir um protocolo ainda mais estrito, com isolamento dentro do elenco.

O requerimento feito pela DFB, a federação alemã, não beneficia apenas os jogadores de futebol. Conforme o governo da Renânia do Norte-Vestefália, onde fica a cidade de Duisburg, qualquer cidadão saído do Reino Unido que precise exercer sua profissão no estado ganhará uma permissão especial. Isso vale também a estrangeiros, o que garantirá que os jogadores islandeses e macedônios em atividade na Inglaterra poderão enfrentar a Mannschaft

Conforme a determinação atual do governo da Alemanha, viajantes só podem entrar no país vindos do Reino Unido se tiverem residência na própria Alemanha ou se for um assunto de “razão humanitária urgente”. Mesmo assim, além da necessidade de um teste negativo de COVID-19 nas últimas 48 horas, os passageiros que desembarcarem em território alemão vindos da Grã-Bretanha precisam cumprir um isolamento de 10 dias – com a possibilidade de uma redução para cinco dias em certas regiões. A intenção é conter a cepa britânica do vírus.

Por conta de tais proibições, os duelos entre Liverpool x RB Leipzig e Borussia Mönchengladbach x Manchester City pela Champions Legue foram realizados em Budapeste. Entretanto, as autoridades alemãs concederam tal permissão especial aos indivíduos a partir de agora. Durante o desembarque, os jogadores precisarão apresentar um exame negativo realizado nas 24 horas anteriores, além de realizarem testes diários num protocolo chamado de “quarentena de trabalho”, que será aplicado nestes casos. Esses atletas vindos da Inglaterra também serão isolados durante a maior parte das atividades ao longo da Data Fifa, incluindo as refeições. Estarão liberados apenas a jogos, treinos e reuniões da equipe.

Joachim Löw convocará a Alemanha nesta sexta-feira. Entre os jogadores que devem ser beneficiados com tal concessão estão Bernd Leno, Antonio Rüdiger, Robin Koch, Ilkay Gündogan, Timo Werner e Kai Havertz. O Nationalelf enfrenta a Islândia no dia 25 e a Macedônia do Norte no dia 31, em Duisburg, além de visitar a Romênia no dia 28. As três partidas serão válidas pelo início das Eliminatórias da Copa de 2022.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo