Eliminatórias da Copa

Chute caprichado de Locatelli fecha vitória tranquila da Itália sobre a Bulgária

Em um roteiro comum a partidas de grandes equipes contra adversários modestos, a Itália encontrou uma Bulgária fechada, jogando com grande parte dos jogadores atrás da linha da bola. Encontros assim não são os melhores para se praticar um futebol vistoso, mas ao menos os italianos conseguiram fazer valer seu favoritismo e estender o início 100% nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 com uma vitória por 2 a 0. O destaque ficou por conta do bonito gol de Manuel Locatelli, que fechou o triunfo no segundo tempo.

Roberto Mancini promoveu seis alterações em relação à equipe que começou contra a Irlanda do Norte na rodada de abertura, dando oportunidade a Spinazzola, Acerbi, Federico Chiesa, Sensi, Barella e Belotti.

Apesar de um primeiro tempo pouco inspirado, a Itália conseguiu abrir o placar pouco antes do intervalo graças a um pequeno presente da arbitragem. Belotti recebeu a bola na área e, após um toque leve de Dimov, caiu no chão e conquistou um pênalti duvidoso. O próprio atacante foi para a cobrança e converteu.

A arbitragem controversa seguiu na segunda etapa. Primeiro foram os búlgaros a reclamarem de um pênalti após toque de mão de Sensi dentro da área, aos 11 minutos, enquanto aplicava um carrinho. Mais tarde, aos 19, Belotti recebeu uma entrada dura de Antov dentro da área, mas desta vez não conseguiu a penalidade máxima.

O centroavante esteve perto de marcar pela segunda vez aos 27 minutos da etapa final. Pegando a defesa búlgara desprevenida, Verratti bateu falta rapidamente a partir do meio de campo, lançando o jogador do Torino, que deu um toque por cima do goleiro Plamen Iliev, mas acertou o pé da trave. No rebote, Belotti mesmo isolou por cima do gol.

Já na reta final da partida, aos 37 minutos do segundo tempo, Manuel Locatelli, que havia entrado pouco mais de dez minutos antes no lugar de Sensi, recebeu dentro da área de Insigne, ajeitou o corpo e bateu com estilo, de chapa, com uma curva caprichada para tirar a bola do alcance de Iliev e fechar o triunfo italiano.

Classements proposés par SofaScore LiveScore

Líder e favorita da chave, a Itália é acompanhada pela Suíça, que também venceu seus dois primeiros jogos nas eliminatórias. Na próxima rodada, contra a Lituânia, espera conquistar mais três pontos e, quem sabe, se desvencilhar dos suíços para um arranque perfeito nas eliminatórias.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo