Chile e Uruguai ficam na bronca com Daronco em empate sem graça nas Eliminatórias
Em jogo com clima de amistoso, árbitro brasileiro foi o protagonista pelas reclamações de chilenos e uruguaios
Em jogo com clima de amistoso, Chile e Uruguai ficaram no empate em 0 a 0, nesta terça-feira (9), pela última rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. No Estádio Nacional, a partida entre o já eliminado Chile e o já classificado Uruguai ficou marcada por reclamações sobre a atuação do brasileiro Anderson Daronco.
Em um jogo movimentado, mas de poucas emoções e muitas faltas, o árbitro Anderson Daronco foi alvo de críticas tanto do lado chileno como do lado uruguaio. Principalmente por sua atuação na primeira etapa da partida.
Logo no começo da partida, os jogadores uruguaios reclamaram de um possível pênalti em Braian Rodríguez. Pouco depois, foi a vez dos chilenos questionarem uma falta dentro da área sobre Echeverría.
Mas os lances mais reclamados vieram na reta final da primeira etapa. E ambos do lado uruguaio. Em um cruzamento para a área, Darwin Núñez foi deslocado ao pular, mas nada foi marcado. O técnico Marcelo Bielsa ficou na bronca com o quarto árbitro, o também brasileiro Rodrigo José Pereir de Lima.
Na sequência, em uma falta no meio de campo, Loyola, do Chile, levantou as travas da chuteira na altura da canela de Ugarte. Daronco deu apenas cartão amarelo, apesar das reclamações dos uruguaios, que pediram, sem sucesso, a revisão do lance no VAR.
Os lances envolvendo as decisões do árbitro Anderson Daronco também geraram críticas nas redes sociais, de chilenos e uruguaios.
Como foi o empate entre Chile e Uruguai
Em um jogo que não valia nada para Uruguai e Chile em termos de classificação, os dois técnicos aproveitaram para fazer testes nos times titulares.
O Chile, já eliminado desde a última Data Fifa, apostou em nomes que vinham recebendo poucas oportunidades, pensando no próximo ciclo das Eliminatórias. No entanto, o time chileno mostrou que vai precisar evoluir muito para tentar se classificar para a Copa do Mundo de 2030.
O time do Chile conseguiu criar oportunidades, principalmente na etapa final, mas o centroavante Brereton Díaz, do Southampton, da Inglaterra, perdeu duas oportunidades incríveis de marcar para os chilenos.
O Uruguai, por sua vez, chegou com perigo em contra-ataques e finalizações de fora da área, mas também pouco conseguiu fazer no Estádio Nacional.
Ainda assim, com o empate no Chile e a derrota do Brasil para a Bolívia, o Uruguai passou a seleção brasileira e ficou na quarta colocação, com 28 pontos. Os chilenos ficaram na lanterna, com 11 pontos.




