Eliminatórias da Copa

Em estreia de técnico brasileiro, Bolívia vence o Peru e deixa a lanterna das Eliminatórias Sul-Americanas

Antônio Carlos Zago estreia com vitória no comando da Bolívia, em La Paz, e Peru vai à última colocação da tabela

Na estreia do técnico Antônio Carlos Zago, a Bolívia voltou a pontuar nas Eliminatórias da Sul-Americana ao vencer o Peru por 2 a 0, no estádio Hernando Siles, em La Paz. A equipe boliviana aproveitou a dificuldade do adversário, que teve que jogar com o ar rarefeito de mais de 3.600 metros, para conquistar o primeiro triunfo, com gols de Henry e Ramiro Vaca, para deixar a lanterna da classificação geral.

Bolívia e Peru fizeram o confronto dos desesperados. Afinal, as duas seleções ocupam os dois últimos lugares da tabela. No entanto, com o resultado desta quinta-feira, os bolivianos ultrapassaram os peruanos, que ainda não marcaram gols na competição e, agora, veem ainda mais distante a chance de vaga para a Copa do Mundo de 2026.

Bolívia faz a lição de casa e quebra sequência de quatro derrotas

Conmebol
Antônio Carlos Zago, treinador brasileiro, estreia no comando da seleção boliviana
A Bolívia dominou as ações no primeiro tempo, com mais fôlego do que a seleção adversária, e deu as cartas no ataque desde os primeiros momentos de bola rolando. A pressão boliviana foi grande na área do goleiro Gallese, mas o último passe não estava saindo com tanto capricho.
A situação mudou quando, aos 19 minutos, Henry Vaca recebeu um passe espetacular de Marcelo Moreno, jogador que fez seu último jogo pela seleção boliviana em seu país natal. Na sequência, o camisa 20 conduziu a bola até a entrada da pequena área e mandou uma bomba no meio do gol para abrir o placar.
O gol obrigou a seleção peruana a ser mais ofensiva, em busca do empate, e assim as fragilidades da defesa ficaram ainda mais evidentes. A Bolívia não aproveitou as chances que teve de ampliar o placar, ainda na primeira, com Ramiro Vaca e o próprio Moreno.
No retorno do intervalo, o mesmo roteiro do primeiro tempo se repetiu. No entanto, a entrada de Advíncula melhorou os contra-ataques do time visitante pelo lado direito do campo. Menos de 10 minutos depois de entrar, o lateral teve uma ótima chance de igualar o marcador, mas parou na defesa de Viscarra.
O jogo seguiu com a mesma intensidade dos bolivianos, que arriscaram muito de fora da área, aproveitando a bola mais leve proporcionada pelo ar rarefeito de La Paz. Porém, o segundo gol saiu em uma finalização da entrada da área. Arrascaita recebeu passe longo e partiu em velocidade pela ponta direita. Na entrada da área, driblou o marcador e tocou para a chegada de Ramiro Vaca, de frente para o gol, bater de primeira no canto esquerdo. Um golaço do camisa 10.
O bandeira chegou a levantar seu instrumento de trabalho, apontando um suposto impedimento. A análise do VAR garantiu que Arrascaita estava na mesma linha da defesa quando recebeu o passe e o gol foi validado.

Peru segue sem marcar gols nas Eliminatórias

A situação da seleção peruana se torna cada vez mais dramática das Eliminatórias da América do Sul. Nem mesmo Paolo Guerrero está sendo capaz de mudar o panorama de seca que assola o ataque do time. Ao todo, a equipe comandada por Juan Reynoso tem quatro derrotas e um empate na competição – e nenhum gol marcado no torneio.

South America - Copa do Mundo Qualifying 16/10/24

D

Brasil

Brasil

4

Peru

Peru

0

South America - Copa do Mundo Qualifying 12/10/24

V

Uruguai

Uruguai

0

Peru

Peru

1

South America - Copa do Mundo Qualifying 10/09/24

D

Equador

Equador

1

Peru

Peru

0

South America - Copa do Mundo Qualifying 07/09/24

E

Colômbia

Colômbia

1

Peru

Peru

1

Copa América 30/06/24

D

Argentina

Argentina

2

Peru

Peru

0

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo