Eliminatórias da Copa

Após enxurrada de críticas, Bielsa minimiza efeito de crise em derrota do Uruguai

Diante de polêmicas com jogadores da seleção, técnico argentino falou em 'autoridade afetada'

A crise no Uruguai ganhou um novo capítulo na madrugada deste sábado (12). Em entrevista coletiva após a derrota para o Peru, Marcelo Bielsa, técnico da Celeste, se manifestou pela primeira vez sobre as críticas que recebeu de Luis Suárez e outros nomes importantes da seleção nos últimos dias.

Na opinião do treinador de 69 anos, sua autoridade acabou sendo afetada dentro do plantel, mas isso não interferiu em nada no resultado e desempenho em campo contra os peruanos.

— Influência [no jogo] não teve nenhuma. A entrega da equipe me pareceu que foi uma entrega muito generosa, apesar de como jogamos. Creio que o que passou durante a semana não condiciona nem explica [o resultado], não vinculo a como jogamos, nem creio que tenha tido efeito. Foi uma semana com muita efervescência. 

— A respeito de como a situação operou sobre mim, eu não ignoro tudo que aconteceu, e sei que minha autoridade fica de algum modo afetada. Mas a preparação do jogo foi feita com máxima seriedade, e a resposta que encontrei nos jogadores foi a mesma que encontrei sempre, desde que comecei a trabalhar aqui — pontuou Bielsa. 

Vale destacar que nenhum atleta uruguaio participou da entrevista coletiva ao lado de Bielsa, representando uma mudança em relação ao padrão das conferências de imprensa nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Panorama atual da crise na seleção uruguaia

As coisas começaram a azedar na seleção uruguaia quando Luis Suárez, recém-aposentado da Celeste, criticou publicamente Marcelo Bielsa.

Em entrevista ao DSports Uruguay, El Pistolero detonou o comportamento ríspido do argentino e destacou que o mesmo tem diversos problemas de relacionamento com jogadores da atual seleção.

Nomes como Federico Valverde, meio-campista do Real Madrid e do Uruguai, e Agustín Canobbio, atacante do Athletico-PR e da Celeste, não só confirmaram o relato de Suárez, bem como aumentaram as reclamações contra El Loco.

A situação caminhava para o insustentável, e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) se viu obrigada a convocar reuniões de emergência.

No primeiro encontro, segundo o jornal El País, a alta cúpula celeste conversou com cinco jogadores para ouvir suas opiniões acerca do ambiente de trabalho com Bielsa.

Na última quarta-feira (9), uma nova reunião foi realizada, dessa vez com a participação do treinador argentino. A conversa, de acordo com o periódico, foi positiva.

Bielsa orienta jogadores uruguaios durante jogo
Bielsa orienta jogadores uruguaios durante jogo (Foto: IMAGO Images)

Situação do Uruguai nas Eliminatórias

Com a derrota em Lima, o Uruguai chegou a três jogos sem vitória nas Eliminatórias — vinha de dois empates por 0 a 0. Ainda assim, pode-se dizer que o revés não impactou tanto a situação da Celeste no certame.

Estacionado nos 15 pontos (quatro vitórias, três empates e duas derrotas), o time de Marcelo Bielsa segue em terceiro lugar, atrás de Argentina e Colômbia, líder e vice-líder, respectivamente.

Sem muito tempo para lamentar, os bicampeões mundiais já voltam a campo na próxima terça-feira (15), quando enfrentam o Equador, pela 10ª rodada. A bola rola a partir das 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo