Eliminatórias da Copa

A Itália entrou em campo com festa em Florença, mas os campeões europeus só empataram com a Bulgária

Chiesa marcou um golaço de início, mas a Itália cedeu o empate e não conseguiu romper a defesa da Bulgária

A Itália tinha uma grande festa preparada no Estádio Artemio Franchi, em Florença. Os campeões continentais se reencontravam com sua torcida e havia um clima especial no primeiro jogo após a conquista da Euro 2020. O time de Roberto Mancini não perdeu a invencibilidade, mas tropeçou e esteve longe de satisfazer os presentes. Federico Chiesa até marcou um golaço na cidade onde cresceu, mas a expectativa seria quebrada com o empate da Bulgária ainda na primeira etapa. No segundo tempo, a pressão da Azzurra seria grande, mas os búlgaros se fecharam na retranca e seguraram o placar de 1 a 1. Os italianos perderam os 100% de aproveitamento, mas permanecem na liderança, agora de olho na Suíça abaixo na tabela.

Roberto Mancini repetiu a base campeã da Eurocopa, mas com mudanças na defesa. A linha de zaga à frente de Gianluigi Donnarumma reunia Alessandro Florenzi, Leonardo Bonucci, Francesco Acerbi e Emerson Palmieri. O meio tinha o trio principal com Jorginho, Nicolò Barella e Marco Verratti. Já na frente, Ciro Immobile era acompanhado por Lorenzo Insigne e Federico Chiesa nas pontas.

A Itália começou a partida melhor e, depois de uma boa chance perdida por Insigne, o primeiro gol saiu aos 16 minutos. Chiesa apresentou sua habilidade na antiga casa, com uma linda jogada individual. O ponta começou a enfileirar os adversários a partir da direita, avançando ao centro do campo. Na entrada da área, o jovem tabelou com Immobile, que fez o pivô. E, diante da mínima brecha, Chiesa finalizou cruzado para acertar o canto da meta búlgara. O tento contou com os aplausos do papai Enrico Chiesa, presença ilustre também por ser antigo ídolo da Fiorentina e amigo de Roberto Mancini.

Mesmo superior, a Itália não conseguiu ampliar o placar. A Azzurra tinha mais volume de jogo, mas não criava tantas oportunidades. Quando Immobile poderia ter ampliado, o goleiro Georgi Georgiev fez boa defesa. E a Bulgária arrancaria o empate aos 39, num de seus raros ataques. Kiril Despodov fez uma jogadaça pela esquerda, ao passar por Florenzi e cruzar de trivela. Dentro da área, Atanas Iliev apareceu livre para definir. Antes do intervalo, Insigne poderia ter retomado a vantagem, mas Georgiev realizou outra defesa decisiva.

O segundo tempo veria uma postura mais sufocante da Itália, que mantinha a posse de bola acima dos 85%. Immobile teria a primeira chance logo nos primeiros minutos, depois de um vacilo de Georgiev, mas Valentin Antov salvou na pequena área. Os italianos não tinham receio de arriscar e Barella mandou muito perto da trave. Já aos 17, Chiesa parecia pronto ao segundo gol e tocou por cobertura, na saída de Georgiev, mas o goleiro realizou uma grande defesa.

A Itália contaria com as entradas de Rafael Tolói e Bryan Cristante, antes de Domenico Berardi e Giacomo Raspadori. Ainda assim, andava difícil de romper o ferrolho da Bulgária. Georgiev pararia de novo Immobile, enquanto um cruzamento de Emerson atravessou a área sem ninguém completar. O tempo passava e a Azzurra não conseguia converter o domínio em gol. Quando rolou uma falta ótima já aos 40, Bonucci isolou. Com o tempo se esgotando, os italianos não indicavam o milagre, mas insistiam. Ficariam só na vontade ao apito final.

Na outra partida do dia no Grupo C, a Irlanda do Norte passeou em Vilnius e goleou a Lituânia por 4 a 1. Daniel Ballard, Conor Washington, Shayne Lavery e Paddy McNair marcaram os gols, enquanto Rolandas Baravykas descontou. A Itália lidera a chave com 10 pontos, mas corre o risco de perder a liderança, já que a Suíça tem seis pontos e possui duas partidas a menos. A briga deve ficar entre as duas seleções e a próxima rodada tende a ser decisiva, com a visita dos italianos aos suíços no domingo. Abaixo, a Irlanda do Norte soma quatro e a Bulgária tem dois, enquanto a Lituânia permanece zerada.

<iframe width="100%" height="580" src="https://www.sofascore.com/pt/evento/9223826/formacoes/inserir" frameborder="0" scrolling="no" style="max-width: 770px"></iframe>    <div style="font-size:12px;font-family:Arial,sans-serif"><a href="https://www.sofascore.com/pt/bulgaria-italy/hUbsqUb" target="_blank" rel="noopener">Placar ao Vivo Italy - Bulgaria</a></div>

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo