Copa do Mundo

De arrepiar: Seleção peruana apresenta, em vídeo, sua identidade aos adversários na Copa

Não importa tanto assim o que acontecerá nos três jogos da fase de grupos: a seleção peruana já protagoniza uma das melhores histórias desta Copa do Mundo. O fim da espera de 36 anos, a classificação dramática na repescagem e o imbróglio envolvendo Paolo Guerrero são capítulos importantes. No entanto, nada se compara com a mobilização da população ao redor da Blanquirroja. Algo que transcende a mera torcida e se torna uma questão de identidade. Um redescobrimento que muitos peruanos nunca viveram.

Neste clima, a federação local produziu um belíssimo vídeo para “apresentar o país”. Mostra o que significa ser peruano, em produções endereçadas (conforme à língua) aos seus três adversários na fase de grupos – França, Dinamarca e Austrália. Independentemente da competição, há um certo espírito de irmandade, até pela maneira como os capitães dos três oponentes se envolveram pela liberação de Guerrero. Estar na Copa, aos peruanos, tem um valor muito além do mero campeonato. E o vídeo é perfeito para traduzir esta visão:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo